O GUIA DO ESTUDANTE já te explicou, neste outro texto, que o título não é obrigatório na redação do Enem. Segundo o Inep, instituto que elabora a prova, ele não é considerado em nenhuma das cinco competências avaliativas que orientam os corretores na hora de dar uma nota ao texto. Por isso, se você deixar sua redação sem um título, não vai perder pontos por isso. Pareceu fácil? Bom, não é tão simples assim.
Isso porque o fato do título ser opcional abre uma infinidade de possibilidades para o candidato, e é preciso parcimônia para escolher bem o que fazer.
Quando colocar um título – e quando não
Embora não seja obrigatório e nem um critério de avaliação, “o título pode causar uma boa ou má impressão para o corretor”, opina o professor de redação da Descomplica, Rafael Cunha. Por isso, se você tiver uma ideia genial ou que possa impressionar o corretor, vale a pena arriscar. Por outro lado, títulos genéricos ou que pouco acrescentam ao texto são dispensáveis – não perca seu tempo quebrando a cabeça se não lhe ocorrer nenhuma ideia.
Em quais casos o título pode zerar sua redação
Um outro ponto de atenção dos candidatos devem ser os casos em que o título zera toda a redação do Enem. Pois é, você não leu errado: o título não aumenta a nota, mas pode zerá-la. Anote bem quais são esses casos – e lembre-se de evitá-los:
O título não pode conter impropérios (insultos) e termos ofensivos;
Não desenhe ou escreva sinais gráficos sem função evidente;
Não escreva seu nome, iniciais, sobrenome ou qualquer sinal que indique sua identidade;
Não faça destaques no título – como grifar alguma palavra – que possam ser considerados sinais gráficos.