Ícone do site Fluxo de Estudo

Quais são os efeitos da cafeína em nosso organismo?

Benefícios da cafeína

Sem dúvidas a cafeína é extremamente conhecida por aumentar a nossa capacidade de concentração e foco, pois mantém o nosso cérebro mais alerta e atento.

Além disso, diminui a quantidade de adenosina, sendo esta substância relacionada com efeitos sedativos em nosso cérebro, que podem atrapalhar a atenção.

A fadiga mental também pode atrapalhar a nossa rotina, tarefas e afazeres. Porém, a cafeína é capaz de deixar a nossa mente mais alerta e com menos sensação de cansaço.

Alguns estudiosos apontam que a cafeína é capaz de liberar neurotransmissores que causam sensação de bem-estar e prazer. Por conta disso, pode ser utilizada para ter mais disposição ao longo do dia.

Por conta das sensações de prazer, é possível que a cafeína também aja como um leve anti-depressivo, para aqueles dias em que não nos sentimos tão empolgados para as coisas.

Para quem quer emagrecer, a cafeína também eleva o metabolismo do organismo, fazendo com que a queima de gordura seja acelerada.

Malefícios da cafeína

Como nem tudo são flores, precisamos também pensar nos malefícios que o excesso de cafeína pode desencadear em nosso organismo. Afinal, como estamos falando de uma substância estimulante, o seu excesso pode desencadear efeitos nocivos para a saúde. Veja:

Beber café demais, ou alguns chás com cafeína em excesso, além de deixar a mente muito alerta, pode também atrapalhar as suas noites de sono. Como consequência, essa falta de sono também pode ser a porta de entrada para crises de ansiedade, por exemplo.

Além da ativação e maior disposição, a cafeína em excesso pode provocar quadros de irritabilidade e hiperatividade, que atrapalham inclusive as relações sociais.

O estômago pode sofrer principalmente se o excesso for de bebida extremamente quente. Mas mesmo quando o café é gelado a cafeína pode ocasionar efeitos nocivos para a saúde do órgão.

Por fim, é importante frisarmos que a cafeína também pode vir a ser um vício. Assim, a sensação de abstinência pode levar ao consumo cada vez maior, tornando o problema uma bola de neve.

Efeitos da cafeína no organismo precisam ser equilibrados

Agora que você entendeu os efeitos da cafeína no organismo, lembre-se sempre de manter um consumo adequado e equilibrado.

Isso porque todo excesso pode ser prejudicial, transformando-se em um vício, por exemplo.

Fonte NoticiasConcursos

Sair da versão mobile