Não é de hoje que o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, fala a respeito de acabar com as inúmeras filas para perícia e demais processos administrativos que atendem à população de modo geral.
O próprio governo afirmou que cerca de 597 mil perícias médicas estão represadas. Além disso, 357 mil pessoas aguardam a análise dos pedidos de aposentadoria e outras 122 mil da pensão por morte, dentre outros tantos processos.
Deste modo, o presidente do INSS voltou a afirmar que pretende realizar novas contratações dos candidatos aprovados no último certame, realizado em 2022. A ideia é chamar mais 1.800 remanescentes.
“Nós temos a intenção sim, de incorporá-los à casa para que façam parte dessa medida estruturante, que é você conseguir aumentar um pouco mais de 3.000 os quadros do INSS, num contexto de aumento de quase de 15% do quadro geral“, garantiu Alessandro.
Novo concurso INSS para efetivos?
Com tantas filas e necessidade de reposição de pessoal, o INSS segue firme com o pensamento de realizar um novo concurso público até o ano que vem. O órgão já enviou uma nota técnica ao Ministério da Gestão pedindo 7.655 vagas, sendo:
Técnico do Seguro Social: 5.819 vagas;
Analista do Seguro Social: 1.836 vagas.
A realização de um novo certame é primordial para a recomposição continuada do quadro de servidores do INSS, uma vez que a contratação destes profissionais é fundamental para que haja o fortalecimento da carreira.
Ainda sobre o certame, o presidente do Instituto afirmou que o novo concurso público está em estágio de “estudos avançados”.
Post Presidente do INSS quer diminuir filas com novas contratações em Estratégia Concursos.