Ícone do site Fluxo de Estudo

Planeta com potencial de vida encontrado com sinais de rádio

Um provável campo magnético foi encontrado ao redor do exoplaneta YZ Celi. Localizado a apenas 12 anos-luz de nós, o tamanho parecido com a Terra e a possível presença de atmosfera pode fazer esse mundo ter condições de abrigar vida.

Claro, ainda é cedo para tirar conclusões, e outros planetas do tipo já foram encontrados e descartados após uma análise mais profunda das condições, mas o campo magnético em um local desse tipo é um achado e tanto.

Por que é importante? O campo magnético é uma das características importantes para a existência de atmosfera, que é fundamental para a vida. Basicamente, o campo protege a atmosfera dos raios solares.

As ondas de rádio da estrela YZ Ceti e o planeta YZ Ceti b foram observadas pelos telescópios Karl G. Jansky Very Large Array, no Novo México, Estados Unidos.

Os pesquisadores acreditam que o sinal tenha sido criado por conta da interação entre o campo magnético do planeta e sua estrela mãe.

“Vimos a explosão inicial e ela parecia linda”, disse o principal autor do estudo, Sebastian Pineda, astrofísico pesquisador da Universidade do Colorado em Boulder, em um comunicado. “Se um planeta sobrevive com uma atmosfera ou não, pode depender se o planeta tem um forte campo magnético ou não”, completou ainda.

Em pesquisas anteriores, esse tipo de campo foi identificado em planetas semelhantes à Júpiter; Mas em planetas do tamanho da Terra, com mais potencial de existir vida, isso é raro.

Características do planeta

O planeta YZ Ceti b tem um tamanho parecido com o da Terra, mas leva apenas um dia para completar uma volta inteira ao redor de sua estrela;Esses dados fazem com que esse seja o exoplaneta rochoso com mais chances de possuir campo magnético.

A busca por mundos potencialmente habitáveis ou com vida em outros sistemas solares depende em parte da capacidade de determinar se exoplanetas rochosos semelhantes à Terra realmente têm campos magnéticos

Joe Pesce, diretor de programa do National Radio Astronomy Observatory

Post Planeta com potencial de vida encontrado com sinais de rádio em Olhar Digital.

Sair da versão mobile