Ícone do site Fluxo de Estudo

O segredo de um bom hábito

Uma vez me perguntaram como eu conseguia fazer várias coisas ao longo do meu dia; como conseguia trabalhar em várias frentes, entregar tudo em seu devido prazo, com excelência, e mantendo uma rotina saudável de alimentação e de exercícios. Durante muito tempo, minha resposta foi: “Não sei”.

O pior é que eu realmente não sabia. Só depois de muito tempo, estudando comportamento humano, hábitos e melhorando meu conhecimento pessoal, é que fui descobrir qual era meu segredo: o hábito. Quando criança, minha mãe sempre me colocou para fazer muitas atividades. Tinha aula de piano, natação, inglês, caratê, dentre outras coisas, tudo isso depois da escola. Em casa mesmo, eu não parava: quando não estava em uma dessas tarefas, eu brincava com meus primos ou amigos. Estava sempre na praia, surfando, andando de skate ou lendo (eu sou apaixonado pelos livros desde pequeno).

Quando adulto, no meu período de faculdade, eu mantinha uma atividade física cotidiana e puxada, estagiava, e fazia minhas atividades pessoais, como minha leitura. Ao me formar, mantive uma rotina que envolvia montar um escritório de advocacia, treino e duas pós-graduações ao mesmo tempo (quando terminei os dois cursos, comecei minha segunda faculdade). Depois disso, resolvi estudar para concurso e continuei trabalhando. Hoje, continuo fazendo meu trabalho como Delegado e tocando outras tarefas, entre elas, ser mentor e coach do Gran Cursos Online.

A verdade é que nunca houve um segredo. Nunca houve uma fórmula para conseguir me manter em um ritmo workaholic (de maneira controlada, sem exageros ou prejuízos). O que aconteceu é que sou acostumado a fazer muitas coisas. Simples assim. A rotina para a qual fui condicionado desde pequeno sempre envolveu muitas atividades. Hoje, isso se tornou tão intrínseco ao meu ser que, quando estou parado, fico agoniado.

O grande mestre Napoleon Hill construiu sua fama ao falar sobre hábitos e o poder que eles exercem sobre a vida das pessoas. Ensina o mestre que um hábito, quando se torna algo definitivo para a pessoa, transmuda-se em algo que ele chama de ritmo hipnótico. Isso seria uma força quase irresistível, capaz de traçar os rumos de seu destino.

Em suas obras, o mentor traz alguns princípios para você ter uma vida de bons hábitos e sucesso em suas realizações. Esses princípios podem ser influentes em vários aspectos, seja na vida profissional, amorosa, financeira, e, principalmente no que se refere a um propósito, como o concurso público. Vamos tratar de alguns deles ao longo desse texto.

Tenha um propósito definido

Napoleon Hill ensina que, para ter sucesso, antes de qualquer coisa, você deve ter um propósito. Esse propósito deve ser palpável e concreto, e precisa estar tão definido em sua mente que todos os seus pensamentos são direcionados a ele. Observe alguém que alcançou ou está buscando excelência em algo. Esta pessoa vive por essa realização. Ela respira esse propósito. Portanto, ao partir para sua jornada, defina seu propósito, ou poderá cair no risco de vaguear sem rumo durante muito tempo.

Cerque-se de pessoas com o mesmo objetivo ou interesses que os seus

A isso o mestre chama de mastermind. Nada mais é do que se cercar de pessoas cujos objetivos e ambições sejam similares aos seus, ou que também estejam em uma jornada para alcançar algo, assim como você. Esse grupo que pensa igual ajudará nas dificuldades ou encontrará lições nos momentos difíceis. É o velho ditado que nossa avó dizia: “me diga com quem tu andas, e direi quem tu és”.

Faça sempre mais do que é pedido

Caminhe a milha extra. As pessoas sempre tendem a fazer menos ou apenas aquilo que é exigido. Você só trabalha o tempo obrigado. No colégio ou na faculdade, você só estudou o mínimo necessário para passar. Apenas leu os livros que eram obrigatórios. Tudo isso foi um erro. Você sempre deve se esforçar um pouco mais – isso porque, no nosso universo, impera a lei da compensação. Coisas boas acontecem para aqueles que são bravos e se arriscam, que assumem tarefas. Sempre preste um serviço melhor do que aquele para o qual você está sendo atualmente pago. Quando você caminha a milha extra, a lei de compensação entra em jogo.

Tenha iniciativa pessoal

A iniciativa pessoal é o poder que inspira a conclusão do que se começa. É o poder que inicia toda a ação. Nenhuma pessoa é livre até que aprenda a dominar o seu próprio pensamento e ganhe coragem de agir por conta própria.

Mantenha uma atitude mental positiva

A atitude mental positiva é a atitude correta em todas as circunstâncias. Sucesso atrai mais sucesso, e fracasso atrai mais fracasso. Pense de maneira positiva. Acredite e ouse, e forças poderosas te ajudarão. Não esmoreça quando as dificuldades se apresentarem, pelo contrário, enfrente-as de cabeça erguida. Não olhe os problemas. Busque sempre uma solução.

Seja entusiasmado

O entusiasmo é a aplicação de sua crença. É você colocar seus pensamentos e aquilo que você acredita em prática. É uma emoção intensa sentida como desejo ardente. Ela vem de dentro, embora irradie exteriormente na expressão de sua voz e rosto. Quando está motivado, você acaba contagiando os outros e o mundo ao seu redor. Isso tem tudo a ver com sua atitude mental positiva. Acreditamos que as coisas aconteceram e estamos felizes por termos um dia bom, mas estamos enganados – por estarmos positivos e termos feito as coisas acontecerem é que temos um dia bom.

Tenha autodisciplina

Se não controlar seus pensamentos, você não pode controlar suas necessidades. A autodisciplina começa com o domínio do pensamento. Autodisciplina exige um equilíbrio entre as emoções de seu coração com a faculdade de raciocínio de sua cabeça.

Mantenha a atenção controlada

A atenção controlada te leva a ter maestria em qualquer tipo de esforço humano, porque ela permite que você concentre os poderes de sua mente para a realização de um objetivo definido e para mantê-lo dirigido a isso.

Lide com as adversidades da maneira devida

O sucesso individual geralmente ocorre na exata proporção das derrotas que o indivíduo tem experimentado e dominado. Muitos dos chamados fracassos representam apenas uma derrota temporária, que pode vir a ser uma bênção disfarçada. Toda adversidade traz a semente de uma oportunidade equivalente.

Post adaptado de O segredo de um bom hábito no Blog Gran Cursos Online.

Sair da versão mobile