Post no Blog da Gabriela Brasil
Se serve de consolo, essa é a primeira pandemia da gente. E verdade seja dita: não está fácil pra ninguém. Nas horas de cansaço e ansiedade você busca pela companhia de um café?
O brasileiro bebe muito café. É uma questão cultural. Porém, o amado cafezinho de todos os dias pode revelar uma certa dependência dele para esconder – dos outros e de nós mesmos – o quanto estamos cansados.
Trabalhar em casa, longe de outras pessoas e sem aquela agitação motivacional toda, ajuda a gente a reduzir a marcha, mesmo que sem querer. Mas será que reduzimos a marcha mesmo? Mesmo sentindo ansiedade e falta de produtividade com a estagnação, a corrida continua. Estamos exaustos.
Há menos eventos sociais e saídas nesse momento, mas para muitos o ritmo continua puxado. As demandas da casa não param, as mulheres se sentem mais sobrecarregadas do que nunca. O trabalho online emergencial mexeu com a saúde mental de muita gente e estar nas redes é cansativo demais.
A solução pra manter o pique? Goles e goles de café. E como muitos de nós têm se descoberto seres noturnos nesse momento, a insônia vem forte.
Pode ser duro, mas pergunto com carinho: O seu café virou uma muleta?
Se você se sente cansado, a única coisa que vai resolver isso é o descanso. Não tem outro jeito. Qualquer outra coisa que você faça para se manter acordado pode exaurir ainda mais seu corpo e mente, que já estão sinalizando faz tempo o quanto estão precisando de um break. Nada vai substituir uma boa noite de sono. Por isso, respeite a natureza do seu corpo e vá dormir suas oito horinhas.
A gente tem uma mania de falar que vai botar o sono em dia no final de semana dormindo longas horas, mas o que é bom mesmo é dormir bem e tomar um cafezinho de manhã (ou qualquer outro momento) de boa, sem que ele precise esconder nada.
Você tem dois terços do dia para produzir e cuidar do que importa. Se organizar direitinho, dá. Quer ser produtivo? O sono é a mais importante das rotinas.
Post no Blog de Gabriela Brasil