É assim que vivemos nossos dias: sem tempo, irmão. Ou é o que pensamos acontecer. Mas o que fazer quando falta tempo para estudar para concursos?
É que, no mundo dos concursos, a coisa piora. Você até quer estudar, mas não consegue arrumar tempo na sua agenda.
São muitos afazeres – “deixa eu dar só uma olhadinha no Instagram” – e poucos são os minutos que sobram para o projeto mais importante da sua vida – “nossa, que vídeo engraçado!”
A grande vilã dos estudos para concurso
Tudo bem, você assistiu a uma live na qual foi ensinado a dividir o seu dia em 24 blocos de 30 minutos – “cara, esse perfil aqui é muito bom”.
Você abre sua agenda no celular e vai conferir os compromissos da sua semana, para tentar “cavar” algumas horas líquidas, reunindo esses blocos. Rearranja atividades, desmarca o que não é urgente e – “eita, Simone e Simaria brigaram” – prepara seu cronograma de estudos.
A grande verdade é que você nem percebe, mas está com um hábito muito ruim: a olhadinha nas redes sociais. Trata-se de uma ladra de tempo. Os blocos de 30 minutos do seu dia são – “gente do céu, não acredito que o Luva de Pedreiro foi enganado pelo próprio empresário. Tadinho!” – engolidos por esse hábito.
E o cronograma de estudos?
Quando você menos espera, já é noite e o seu cronograma se foi.
Não se engane! Ninguém está completamente livre desse mal. Afinal, queremos as notícias mais quentinhas sobre os concursos de nosso interesse e somos todos #folhadirigida – “minha nossa, autorizaram o INSS”.
Mas vamos à pergunta que não quer calar: quanto tempo as redes sociais consomem do seu dia?
Segundo um levantamento da agência de marketing digital Sortlist, feito no início de 2022, o brasileiro fica, em média, 3 horas e 42 minutos por dia nas mídias sociais (Instagram, Twitter, TikTok, Facebook, YouTube, etc.). São sete blocos inteiros de 30 minutos. Sete!
Eu não estou aqui querendo que você jogue o seu celular ou tablet pela janela para começar a ter tempo. Porém precisamos fazer uma reflexão sobre o controle e uso dessas redes.
É possível e nada incomum, inclusive, utilizarmos as redes para estudar, aprender com dicas de professores e, claro, manter as notícias em dia, especialmente sobre o edital de interesse. Só não pode – “não acredito que saiu mais um edital para Sefaz” – exagerar, afinal você pode nem estudar para a área fiscal.
Dicas para lidar com falta tempo para estudar para concursos
Aqui vão algumas dicas práticas para reduzir essa sensação de falta de tempo ao longo do dia e aumentar suas horas líquidas de estudo:
- Ao acordar, não utilize telas (celular, tablet ou computador) nos primeiros 30 minutos
- Desative todas as notificações possíveis
- Ao sentar para estudar, deixe seu celular no modo “não perturbe” e fora do seu alcance direto
- Nas redes sociais, faça um limpa dos perfis que segue (você não faz ideia do quão libertador é)
- Nas últimas duas horas do dia, evite ao máximo o uso das telas
Imagine só: se você conseguir liberar duas horas do seu dia, fará o que 90% dos concursando não faz. Se conseguir substituir o tempo médio de uso das redes pelo estudo efetivo, concentrado, estará no 1% que briga pela aprovação em muito menos tempo do que você imagina.
Então eu pergunto: tem tempo, irmão?
Bons estudos!
Post O que fazer quando falta tempo para estudar para concursos? em Blog da Folha Dirigida.