Saber o que fazer para ter motivação profissional não é uma tarefa tão simples, mas também está longe de ser algo impossível. Apenas algumas mudanças de hábito e de forma de enxergar o trabalho já podem auxiliar na recuperação daquela “empolgação” para pôr a mão na massa.
Acompanhe o artigo de hoje para dar o primeiro passo rumo à uma melhora da sua motivação.
O que fazer para ter motivação profissional?
Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente que cada pessoa é única e, como tal, poderá se comportar de maneiras diferentes diante das situações. Ou seja, algum acontecimento pode muito bem lhe deixar desmotivado, enquanto outra pessoa não será impactada com o mesmo.
Por isso, reconhecer essas diferenças é o primeiro passo para desenvolver a sua inteligência emocional e assim se desenvolver dentro do ambiente corporativo.
1- O autoconhecimento e a autoconsciência profissional
O primeiro passo, seguindo o pressuposto que destacamos acima, é desenvolver o seu autoconhecimento e sua autoconsciência profissional.
Dessa forma você saberá quais são os seus pontos fortes e fracos, e poderá traçar estratégias para lidar com aqueles “defeitos” que você tanto tenta “esconder”, além de enaltecer as suas “qualidades” para assim sentir-se mais motivado.
2- Saiba exatamente quais são as suas tarefas e seus respectivos prazos
O segundo ponto, de extrema importância para ter motivação profissional, é saber exatamente quais são as suas tarefas. Afinal, muitas pessoas acabam apontando desmotivação profissional por simplesmente não conseguir enxergar o que precisam fazer dentro de determinados prazos.
Em decorrência disso, acabam sentindo que “não saem nunca do lugar”, afinal, não têm uma linha de chegada em nenhum contexto, que é capaz de demarcar uma vitória.
3- Se algo está lhe incomodando, converse com seu superior
Não caia naquela ideia de que “não devemos deixar o trabalho invadir o nosso pessoal”, pois isso é IMPOSSÍVEL. Somos seres completos, e não em partes. Logo, quando alguma coisa acontece em nosso trabalho, nós sentiremos impactos pessoais sim. É inevitável e não se sinta “menos” por se deixar “abalar”.
No entanto, é preciso que você converse com o seu superior quando algum episódio lhe afetar desse jeito. Guardar para si o que lhe incomoda apenas irá plantar dores e descontentamentos no seu interior, e com o passar do tempo isso poderá ser somatório, diminuindo cada vez mais a sua motivação profissional.
4- Fuja da tentativa de perfeição – a perfeição não existe!
Outro erro que pode estar lhe impedindo de ter motivação profissional é a constante busca por perfeição. Procure, apenas, fazer o seu trabalho na medida em que você se desenvolve, e não buscando uma perfeição sem fim. Lembre-se: é perfeito ser imperfeito, pois isso nos diferencia um dos outros!
5- Procure sempre se capacitar e se desenvolver
Outra forma de desenvolver a sua motivação profissional é a partir das capacitações e desenvolvimentos acadêmicos. Isso porque quando aprendemos algo novo, tendemos a nos sentir mais energizados para pôr determinada tarefa em prática.
Por isso, busque formas de renovar os seus conhecimentos, manter-se atualizado e assim com mais energia para o dia-a-dia.
Adaptado da Fonte NoticiasConcursos