Ícone do site Fluxo de Estudo

O que cai no segundo dia do Enem? Saiba o que esperar da prova

Se o primeiro dia do Enem tira o sono dos candidatos por causa da redação, o temor no segundo fica por conta dos cálculos. A prova reúne, de uma só vez, disciplinas das exatas e biológicas, além de contar com uma hora a menos para resolução das questões. Mas você sabe exatamente o que cai no segundo dia do Enem? Tem noção do que lhe aguarda no próximo domingo (12)?

Abaixo, você confere quais matérias são cobradas no segundo dia de provas, quais os assuntos mais recorrentes de cada uma e uma seleção de links para ajudar na preparação.

Quais matérias caem no segundo dia do Enem?

Anote por aí, estas são as matérias cobradas no segundo dia:

Matemática;
Física;
Química;
Biologia.

A disciplina de Matemática é a de maior peso: são 45 questões só para ela. Já Física, Química e Biologia dividem as 45 questões do caderno de Ciências da Natureza.

O que esperar da prova

É inegável que, em termos de carga de leitura, o segundo dia de Enem é bem mais tranquilo do que o primeiro. Isto porque, desta vez, os candidatos encaram as disciplinas de exatas e biológicas, que costumam ter enunciados mais curtos e diretos. No segundo dia, também não tem redação.

Por outro lado, os estudantes não escapam da interpretação de texto. Mesmo em Matemática, o Enem cobra raciocínio lógico e uma interpretação acurada do que está sendo solicitado na questão. Mas, se serve de consolo, os candidatos não devem encontrar com recorrência na prova os assuntos mais “cabeludos” da disciplina – como trigonometria ou geometria analítica, por exemplo.

Segundo levantamento do cursinho Aprova Total!, os tópicos mais frequentes na prova de Matemática do Enem são os básicos como grandezas proporcionais e problemas de primeiro e segundo grau. Acredite: dá para usar a regra de três em muita coisa!

Já na prova de Física, a campeã de perguntas é a Eletrodinâmica: 19,5% das questões do Enem exigiram conceitos dessa área do conhecimento. Isso incluiu temas como potência elétrica, associação de resistores e circuitos elétricos e instrumentos de medidas. Também é comum que o Enem cobre conhecimentos em termologia, ondulatória e cinemática.

Em Química, os candidatos devem estar afiados com os conteúdos de orgânica: 10,1% das perguntas entre 2016 e 2022 foram sobre propriedades e compostos orgânicos. Eletroquímica, separação de misturas, e cinética química também aparecem com frequência.

Por fim, a prova de Biologia do Enem é a que costuma exigir mais leitura e paralelos com as atualidades. Ecologia – ou seja, assuntos de meio ambiente – é de longe o mais cobrado, abarcando cerca de 27% da prova. Bem atrás aparece fisiologia humana (9,9%) e botânica (8,1%).

Guia do Estudante

Sair da versão mobile