O método do Semáforo (Stoplight) tem uma sensação semelhante ao método Autofocus, mas seu maior benefício é seu processo mais simplificado. Enquanto a complexidade do método Autofocus o torna útil para grandes projetos com muitas tarefas, o método Stoplight é melhor quando você tem apenas algumas tarefas por dia.
O processo do semáforo
Você só precisa de três listas:
- Lista vermelha para tarefas que requerem atenção imediata.
- Lista amarela de tarefas que precisam ser concluídas em dois dias.
- Lista verde para todas as outras tarefas menos urgentes ou orientadas para macro.
Concentre-se apenas na lista vermelha. Quando a lista vermelha estiver vazia, vá para a lista amarela. Quando estiver vazio, passe para o verde. No início de cada dia, mude as tarefas de verde para amarelo ou de amarelo para vermelho, conforme necessário. Obviamente, isso é muito mais fácil se você usar listas digitais.
Encontrei este sistema pela primeira vez no Reddit e não o vi mencionado em nenhum outro lugar. Não é um sistema totalmente único ou inovador, veja bem, mas pode ser extremamente útil – especialmente se você o vincular a um aplicativo de anotações que pode lidar com listas codificadas por cores, como o Google Keep (que é incrível para muitos outras razões também).
Trecho adaptado e traduzido do original em inglês do site MUO.com