A maioria das dicas de produtividade e sistemas sofrem uma falha gritante: eles se concentram muito em se organizar, mas não em fazer as coisas . Não me entenda mal, acho que a organização é uma parte importante da produtividade , mas você prefere passar uma hora completando suas tarefas ou gerenciando sua lista de tarefas?
As listas de foco automático
Comece criando três listas separadas:
- Novo
- Recorrente
- Inacabado
Comece preenchendo a Nova lista com todas as tarefas que você precisa concluir e, em seguida, desenhe uma linha sob a última tarefa. Todas as tarefas acima desta linha são “tarefas antigas”. Sempre que você precisar adicionar outra tarefa, faça-o abaixo da linha – essas são as “novas tarefas”.
Entrando no modo de foco automático
Agora, desça a lista de tarefas antigas, uma por uma. Se você pode trabalhar na tarefa atual agora, comece a trabalhar.
- Depois de terminar, risque-o.
- Caso seja uma tarefa recorrente, escreva na lista Recorrente.
- Se você não terminar, escreva na lista de inacabados.
Se você chegar ao fim das tarefas antigas, ignore as novas tarefas, volte ao início e repita. Depois de chegar ao ponto em que não consegue concluir nenhuma das tarefas antigas agora, você pode começar as novas tarefas. Quando você não conseguir concluir nenhuma das novas tarefas, vá para a lista Recorrente da mesma forma e, em seguida, para a lista Inacabada.
Fica ainda mais fácil se você usar um gerenciador de tarefas baseado em lista como o Trello .
A chave para o método Autofoco é que você se concentra apenas em uma tarefa por vez – o sistema simplesmente torna mais fácil saber qual tarefa é a próxima, daí o nome “autofoco”. Não há absolutamente nenhuma priorização de tarefas neste sistema. Você simplesmente percorre e completa as tarefas.
Trecho adaptado e traduzido do original em inglês do site MUO.com