A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) destacou-se, mais uma vez, no QS World University Rankings 2023. O levantamento, que analisa universidades do mundo todo, considerou a brasileira uma das 200 melhores instituições de Ensino Superior do mundo. Além disso, nove cursos da estadual de Campinas figuram entre os 100 melhores do mundo, passando pelas áreas de exatas, biológicas e humanas.
Confira os cursos mais bem avaliados:
Engenharia do Petróleo (24ª posição);
Odontologia (29ª);
Engenharia Agrícola (46ª);
Antropologia (51ª);
Estudos do Desenvolvimento (51ª);
Línguas Modernas (76ª);
Engenharia Química (79ª);
Sociologia (86ª);
Engenharia Elétrica (95ª).
Em relação à edição anterior do ranking, a Unicamp avançou em 13 áreas. O destaque fica por conta das Engenharias e do campo da tecnologia: em apenas dois anos, a instituição subiu 29 posições nessas categorias. O curso de Engenharia de Petróleo, por exemplo, é o 24º melhor do mundo e o melhor do Brasil.
No geral, a Unicamp foi considerada a segunda melhor universidade do país nesta edição, atrás apenas da USP (Universidade de São Paulo). Já o Brasil ficou com a 15ª posição entre os países com cursos mais bem-avaliados, e também foi considerado o 20º sistema de Ensino Superior mais forte do mundo.
O QS World University Ranking leva em conta, para avaliar as instituições, quatro fatores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações científicas e o H-Index, que mede as citações recebidas por determinados pesquisadores.