Como quem lê o Giz Brasil viu por aqui, o Google anunciou em janeiro o desenvolvimento do MusicLM, um chatbot capaz de transformar texto em música. Agora, com a chegada da conferência anual Google I/O, o serviço já está disponível para testes na web, Android e iOS.
Semelhante ao ChatGPT, o MusicLM serve para gerar músicas por IA a partir de descrições de texto. Durante seu desenvolvimento, o Google anunciou que não lançaria a ferramenta devido a preocupações éticas. Vale lembrar que a criação de músicas por inteligência artificial já gerou problemas com direitos autorais, como no caso de um viral com as vozes de Drake e The Weeknd.
Entretanto, a big tech parece ter mudado de ideia, abrindo a experimentação do MusicLM ao público. “Temos trabalhado com músicos como Dan Deacon e organizado workshops para ver como essa tecnologia pode capacitar o processo criativo”, explicou uma postagem de blog.
É possível criar novas músicas de artistas famosos?
Se você está se perguntando se vai poder criar novos lançamentos dos seus artistas favoritos, a resposta é não. Segundo o TechCrunch, o MusicLM não permite gerar músicas com artistas ou vocais específicos. Os usuários podem pedir sugerir opções como um “jazz cheio de alma para um jantar” ou “crie um som techno industrial que seja hipnótico”, bem como instrumentos e vibrações específicas.
O modelo também recebe feedbacks para melhorias. Depois de gerar duas versões da música, o usuário pode votar em sua preferida clicando no ícone de troféu. Para utilizar a ferramenta, basta acessar a lista de espera no AI Test Kitchen.