A Microsoft usa o Windows e o Edge para tentar tirar usuários do Google já há algum tempo. E, pelo visto, essa estratégia continua firme: agora, o navegador está sugerindo o Bing Chat quando um usuário tenta acessar o Google Bard, chatbot de inteligência artificial rival.
É o que indicou um relato do MSPowerUser, site especializado em atualizações da Microsoft. Ao entrar no site da IA do Google, o Microsoft Edge não pestaneja e exibe uma tarja na barra de endereços com os seguintes dizeres: “Comparar respostas com o novo Bing baseado em IA”.
Nesta quinta-feira (19), o Giz Brasil conseguiu reproduzir a notificação na versão estável do navegador. Clicando na tarja, o browser divide a tela em duas, colocando o Google Bard e o Bing Chat lado a lado, para comparação.
O indicador também é persistente: o browser exibe um ícone do Bing na barra de endereços sempre que o usuário acessa o site do Google Bard. E assim como acontece com a tarja, o usuário é levado à tela dividida com os dois chatbots ao apertar no botão.
IA da Microsoft é sugerida até nas buscas sobre o Google Bard
Esta não é a única abordagem explorada pela Microsoft. O site MSPowerUser também aponta que se você pesquisar “google bard” no Bing, o navegador exibe um pop up na porção inferior da tela. “Experimente o novo Bing com IA e libere o poder da pesquisa”, diz o anúncio.
A notificação traz ainda dois botões, sendo um para encaminhar o usuário ao chatbot do Bing e outra para fechar a janela flutuante. O pop up deu as caras na compilação de testes do navegador, o Microsoft Edge Canary, na versão 120.0.2168.0.
Durante os testes do Giz Brasil no canal estável do browser, a sugestão não veio à tona ao pesquisar pela IA do Google no Bing com os seguintes termos: “google bard”, “ai google” e “google chatbot”. Mas não deve demorar muito para o aviso ser levado a mais usuários.
Não é a primeira vez
A disputa entre IAs é um dos tópicos mais quentes de 2023. Não à toa, não demorou muito para o Google apresentar sua soluções depois que o Bing Chat, que utiliza recursos de inteligência artificial generativa, virou realidade. Essa estratégia de promoção de serviços no Windows e Edge, no entanto, não é nova.
O caso do Google Chrome é um dos mais emblemáticos. Ao acessar o site do navegador, o Microsoft Edge imediatamente exibe um pop up, dizendo que o software “é executado na mesma tecnologia que o Chrome, com confiança adicional da Microsoft”. Eles até incluem o botão “Navegue com segurança agora” para tirar o usuário da página.
Em agosto, o Neowin informou que a Microsoft apresentou anúncios no Windows para convencer usuários do Chrome a trocar o Google pelo Bing. Já deu certo com você, leitor?