Lançado no final de 2021, o Windows 11 ainda está presente em aproximadamente 23% dos computadores com sistemas operacionais da Microsoft. O número é considerado baixo pela big tech, que, para aumentar esse uso, segue investindo em recursos exclusivos e melhorias para aumentar a adesão entre os usuários.
Para fins de comparação, o Windows 10, de 2015, conta atualmente com aproximadamente 71% dos usuários totais do sistema da Microsoft.
Embora exista uma resistência de parte do público da empresa em atualizar para a versão mais recente, os requisitos para o upgrade de máquinas mais antigas, que incluem um módulo TPM 2.0 — que não está presente em todas as máquinas –, é um dos principais fatores que limitam a adesão.
Documentos oficiais de uma conferência recente entre Intel e Citibank revelaram que a Microsoft está planejando realizar uma grande atualização no Windows em 2024. Esta informação corrobora com os rumores de que a empresa pode lançar o Windows 12 já no ano que vem.
Os vazamentos revelam que a Intel se mostrou otimista com o impacto financeiro positivo que o lançamento desta “grande atualização” pode ter na empresa. É importante destacar que a companhia está preparando o lançamento de novos chips desenvolvidos na arquitetura Meteor Lake, uma das mudanças mais radicais dos últimos anos.
Informações divulgadas pelo portal alemão Deskmodder indicam que a Microsoft não está planejando oferecer uma transição gratuita para o novo sistema. Aparentemente, a empresaquer reformular seu negócio de sistemas operacionais oferecendo um sistema de plano de assinatura.
A ideia principal é garantir uma nova fonte de receitas com o novo modelo negócios. Ainda não se sabe muitos detalhes sobre o “Windows 12”, mas o que é cero é que as próximas novidades devem envolver, cada vez mais, a inteligência artificial generativa.
Nos últimos meses, a gigante da tecnologia vem investindo pesado no ChatGPT e outras ferramentas baseadas em IA que já estão integradas em seus produtos. O Bing Chat, buscador nativo, e o Copilot AI são alguns dos exemplos mais recentes.