Com Facebook, Instagram e WhatsApp, a empresa Meta Platforms, de Mark Zuckerberg, já controla algumas das redes sociais mais populares do planeta. Contudo, aparentemente, ela está se preparando para lançar uma nova com a cara do Twitter.
Informações recém-divulgadas revelam que a Meta está trabalhando em um modelo de rede social descentralizada de publicações em texto.
A plataforma deve ser concorrente direta do Twitter. Porém, ainda não se sabe se a aplicação é apenas uma ideia ou se já teve o processo de desenvolvimento iniciado. Por outro lado, um porta-voz da empresa confirmou à agência Reuters que a Meta está preparando uma nova rede social:
“Estamos explorando uma rede social descentralizada autônoma para compartilhar atualizações de texto. Há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses”.
A nova plataforma deve ter suporte ao ActivityPub, protocolo de rede social descentralizado usado pelo Mastodon — um dos principais concorrentes do Twitter. De acordo com o portal indiano Money Control, para acessar a rede, os usuários usarão as mesmas credenciais de acesso do Instagram.
Após Elon Musk assumir o comando do Twitter, muitas decisões controversas fizeram boa parte dos usuários procurarem redes sociais alternativas, como a Mastodon ou a indiana Koo, em busca de um local mais estável para compartilhar suas publicações. A Meta pode estar de olho nesta parcela de público que está insatisfeita com os rumos que a rede do pássaro-azul vem tomando.