Lula defende ampliação de ministérios e novos concursos

Institucional - Nike

Na terça-feira, 21, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou sua intenção de realizar novos concursos para expandir o contingente de servidores federais.

Em sua transmissão semanal, “Conversa com o Presidente”, o líder do Executivo destacou a defesa da ampliação do número de ministérios, que sob sua gestão aumentou de 22 para 38.

De acordo com o presidente, a nova estrutura ministerial não foi planejada para aumentar o número de cargos, mas reconhece que, atualmente, o contingente de funcionários está desproporcional.

Reestruturamos os ministérios com a decisão de não criar nenhum cargo adicional. Em outras palavras, para ilustrar, reorganizamos o governo, recriamos os ministérios, com um número menor de funcionários do que tínhamos em 2010. No entanto, agora precisaremos realizar concursos“, explicou.

Entre as novas pastas estão os ministérios dos Povos Indígenas, das Mulheres e da Igualdade Racial. Segundo o petista, essa ampliação foi “extremamente importante para a relação com segmentos muito ativos da sociedade”.

“Obviamente vamos ter que fazer mais concursos para preencher e atender a demanda de funcionários. Como é que vamos ter fiscais para combater o desmatamento, combater as queimadas?”, questionou.

Concurso Nacional Unificado

A comissão do concurso Nacional Unificado está formada. A expectativa, conforme o cronograma divulgado, é que a banca organizadora seja contratada até o dia 22 desse mês.

O edital está previsto para ser publicado no dia 20 de dezembro, com a aplicação de provas entre fevereiro e março de 2024. Serão 6.640 vagas com salários iniciais que podem chegar na casa dos R$ 22 mil.

Post Lula defende ampliação de ministérios e novos concursos em Estratégia Concursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!