A partir desta terça-feira (7), candidatos que desejam financiar o valor da graduação em uma faculdade privada podem se inscrever na primeira edição de 2023 do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). As inscrições vão até o dia 10 de março e devem ser feitas por meio do portal de Acesso Único do MEC (Ministério da Educação). O resultado será divulgado dia 14 de março.
Nesta edição, o programa ofertará 67.301 vagas em 1.389 instituições privadas de ensino superior, que estão disponíveis para consulta desde o último dia 2.
Podem participar do programa todos que fizeram alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 e que tenham obtido nota maior que 450 nas provas, além de não terem zerado a redação. O Fies também estipula um critério de renda: só podem pleitear o financiamento aqueles com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Estudantes com renda superior à estabelecida pelo Fies podem participar do P-Fies, outra modalidade de financiamento estudantil que pode ser solicitada a qualquer momento do ano, mas que conta com taxa de juro mais elevada.
Inscrição do Fies
Para se inscrever no Fies, os candidatos devem acessar o portal Acesso Único e logar por meio do gov.br – que também dá acesso ao Prouni e Sisu. A conta é criada a partir do CPF do candidato.
Ao longo do processo de inscrição, além de indicar até três opções de curso e instituição pretendida, o candidato também deverá fornecer informações pessoais para comprovação de sua condição socioeconômica. Serão solicitados documentos como o número de CPF de todos os membros do grupo familiar e a renda bruta mensal de cada um.
Durante os dias em que a inscrição estiver aberta, o candidato pode alterar a opção de curso. A última opção selecionada antes do fechamento das inscrições será considerada a definitiva.
Classificação no Fies
No Fies, os candidatos serão classificados no grupo de preferência para o qual se inscreveram, atendida a prioridade indicada dentre as três opções de curso/turno/local de oferta escolhidas, em ordem decrescente e de acordo com as notas obtidas no Enem, nesta seguinte sequência:
1 – Candidatos que não tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
2 – Candidatos que não tenham concluído o Ensino Superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
4 – Candidatos que já tenham concluído o Ensino Superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
Serão pré–selecionados na chamada única os candidatos classificados com base no número de vagas disponíveis no grupo de preferência.
Calendário Fies 2023/1
Início das inscrições: 7 de março
Fim das inscrições: 10 de março
Divulgação da chamada única e lista de espera: 14 de março