O MEC (Ministério da Educação) divulgou o edital do Fies 2023.2, programa que concede financiamento a estudantes que desejam cursar uma graduação. As inscrições vão de 4 a 7 de julho, e devem ser realizadas no Portal Acesso Único do MEC. O login é feito por meio do Gov.br, utilizado para todos os programas do governo federal.
Ao se inscrever, o candidato deve preencher os dados requisitados e informar sua escolha de curso, turno e instituição de ensino, entre as vagas ofertadas pelo programa. O resultado da chamada única será divulgado no dia 11 de julho.
Complementação das informações
Os candidatos pré-selecionados deverão, obrigatoriamente, complementar os dados preenchidos durante a inscrição entre os dias 12 e 14 de julho, por meio do mesmo site da inscrição, para efetivação do financiamento.
Após a complementação da inscrição, o candidato deve comparecer até a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da universidade para a qual foi contemplado com uma vaga e validar suas informações em até 5 dias úteis. Após esta etapa, também será necessário validar os documentos e informações no banco responsável pelo financiamento.
Lista de espera do Fies
Todos os candidatos não aprovados na chamada única do Fies serão, automaticamente, inscritos na lista de espera. O período de atividade da lista será entre os dias 18 de julho e 29 de agosto. Os candidatos devem ficar atentos à caixa de e-mails e ao portal do Fies. Os convocados na lista de espera terão 3 dias úteis para complementar a inscrição de contratação de financiamento.
O Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como Fies, foi criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Trata-se de uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Cronograma Fies 2023.2
Inscrições: 4 a 7 de julho
Resultado: 11 de julho
Complementação da inscrição: entre 12 e 14 de julho
Lista de espera: 18 de julho a 29 de agosto