Ícone do site Fluxo de Estudo

Enem: qual a roupa mais adequada para fazer a prova

No próximo domingo (13), mais de três milhões de estudantes de todo o Brasil fazem o primeiro dia de prova do Enem. Durante cinco horas e meia, eles respondem a 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de uma redação. Além de todo o suspense envolvendo a prova, os candidatos ainda devem lidar com “obstáculos” no caminho como calor (ou frio), ansiedade, pouco tempo para se alimentar e mesmo para ir ao banheiro.

Mas tornar esse dia mais confortável não só é possível como depende de dicas bastante simples! Algumas delas, como a alimentação indicada no dia da prova e estratégias para lidar com a ansiedade nós já demos em outros textos por aqui. Para fechar, que tal ficar atento ao tipo de roupa mais indicado para os dois dias de Enem? Sempre observando, é claro, as orientações do Inep.

O que não levar

Mesmo que a caminho do Enem você use boné ou óculos escuros para se proteger do sol na rua, tenha em mente que esses itens vão parar no saco plástico lacrado quando for entrar na sala. Óculos de sol e qualquer artigo de chapelaria estão terminantemente proibidos durante a realização da prova, para evitar colas e fraudes.

Artigos como véus são permitidos, mas serão vistoriados pelo aplicador antes da prova. Apesar de não serem vestimentas, vale a menção sobre os equipamentos usados por pessoas com necessidades especiais, como máquina Perkins, óculos especiais, lupa e outros: eles também serão examinados.

Outros acessórios como faixas de cabelo, brincos e colares são permitidos, mas é bom evitar o uso dos que podem esconder a orelha ou cabelo e chamar a atenção dos aplicadores.

Máscara: o item que deixou de ser obrigatório

Com o abrandamento da pandemia e o avanço da vacinação, a máscara de proteção contra a covid-19 deixou de ser um item obrigatório para quem faz o Enem 2022, na maioria dos casos.

Segundo o edital do exame, o uso de máscaras não será obrigatório em estados ou municípios onde o uso em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar. Embora o uso do item esteja liberado em praticamente todo o território nacional, é importante checar essa informação.

E por via das dúvidas, o Inep aconselha: leve ao menos uma máscara por garantia.

Vista-se confortavelmente e de acordo com o clima

A dica aqui é checar qual será a temperatura no dia da prova em sites de meteorologia como o Climatempo, além de considerar o clima da região onde você mora. Se a expectativa é de calor, opte por tecidos leves. Se for se sentir mais seguro, leve uma blusa e deixe junto com você durante a prova.

Também vale lembrar que, por causa da pandemia, este ano não será permitido o uso do ar-condicionado nos ambientes que contarem com este recurso. Afinal de contas, as janelas devem permanecer abertas e o ar circulando para diminuir as chances de contágio.

Portanto, se o clima for quente, é ainda mais importante apostar em roupas leves para não se sentir desconfortável na hora da prova. Por normalmente serem proibidos em alguns estabelecimentos, os candidatos muitas vezes têm receio de usar bermudas, regatas ou chinelos. No Enem esses itens não são proibidos!

Mantenha sempre em mente que você ficará sentado durante horas e, por isso, é importante escolher roupas de tecidos confortáveis e que não apertem. Assim você evita a má circulação e formigamentos durante este tempo. Embora sejam um item básico do guarda-roupa de quase todo mundo, as calças jeans skinny podem não ser as mais adequadas para esse momento.

E muito importante: não faça a prova em jejum, dê preferência a alimentos leves.

Guia do Estudante

Sair da versão mobile