Ícone do site Fluxo de Estudo

Enem: como manter a calma no local de prova

O Enem 2022 finalmente chegou! Durante todo o ano, os estudantes se prepararam para a prova, tanto física quanto mentalmente, dedicando-se aos conteúdos e, ao mesmo tempo, aprendendo a lidar com a ansiedade em ano de vestibular.

E até o momento, tudo caminha nos conformes: você já checou seu local de prova, manteve uma rotina durante a última semana e separou quais materiais levar no domingo (13).

Mas a gente sabe que não dá para controlar tudo – principalmente quando se trata de uma prova cheia de surpresas e que envolve tantas expectativas quanto o Enem. É possível que ao chegar no local de prova você se sinta ansioso pelos mais diversos motivos, da apreensão pelo tema de redação até a sensação de “disputa” despertada pela presença de outros candidatos.

Neste momento, qual seria a melhor atitude para manter a calma? Tentar se distrair nas redes sociais? Puxar papo com quem está por perto?

Conversamos com Bárbara Souza, psicóloga do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) do curso Anglo, que ajudou a entender quais atitudes são mais acertadas neste momento tão aguardado por milhares de estudantes.

Antes de tudo, evite o atraso

O medo de se atrasar para a prova do Enem é quase universal entre os estudantes que fazem a prova. Imagine só colocar o esforço de todo um ano a perder? Por outro lado, se tem um estresse que é evitável, é este.

Não tem jeito: o melhor é se planejar para chegar cedo no local do exame. Para isso, é necessário que o estudante saiba com antecedência onde fará a prova e, se possível, faça o trajeto até lá e conheça o local e seus arredores.

Ao conhecer e planejar o caminho, no dia da prova você saberá o que deve fazer para chegar com tranquilidade. Também é necessário que, nos dias do exame, você saia com antecedência de casa, assim evita imprevistos, e caso eles aconteçam, terá tempo para lidar com eles.

Tomando essas precauções, você evita a ansiedade de chegar atrasado e consegue se manter calmo e focado no exame.

No local de prova: conversar com outros candidatos ajuda?

Ufa, você chegou com antecedência para o Enem! Já no local de prova, avista um mar de pessoas e pensa: “por que não puxar assunto para distrair até o momento da prova?”. É agora que Bárbara Paz, psicóloga, deixa um alerta: conversar com outras pessoas pode diminuir ou potencializar as expectativas e ansiedades. Ou seja, é imprevisível.

Quando se trata de desconhecidos, a pessoa, consequentemente, não sabe qual rumo a conversa pode tomar. A tendência é de que se fale de um assunto em comum entre os desconhecidos, que é a prova. E a chance disso aumentar a ansiedade é muito grande”. Por isso, afirma, é importante tomar um pouco de cuidado.

Para contornar essa situação, as dicas de Bárbara são: evitar conversar com pessoas desconhecidas, e, se conversar, prestar atenção no rumo que o papo está tomando. Caso ache necessário, melhor se afastar.

Mas e se eu encontrar um amigo no local de prova?

“Com uma pessoa conhecida podemos escolher assuntos que não potencializem a ansiedade, inclusive pontuar para a pessoa ‘olha, não quero falar sobre a prova’ e ela não se sentirá ofendida. As pessoas que se conhecem sabem pelo que uma e outra estão passando, e tendem a se apoiar em situações mais delicadas como a de um vestibular”, complementa Bárbara.

Dê um tempo nas redes sociais

É normal que em momentos de espera, como os que antecedem o início da prova do Enem, a gente não pense duas vezes antes de sacar o celular do bolso e passear pelo Twitter ou TikTok. Pois saiba que antes do exame esse hábito não é nada saudável.

“Se afastar das redes sociais pode ser uma prevenção muito importante nesse momento, porque o estudante pode ver publicações que o deixarão abalado, como postagens relacionadas ao vestibular”, explica Bárbara. Em ano de vestibular, é comum que o candidato siga páginas relacionadas ao Enem que podem ser muito úteis na preparação e depois da prova, mas não no momento em que ele está prestes a entrar na sala.

Além destas páginas, você também pode esbarrar com postagens ou mesmo receber mensagens de familiares, amigos e crushs que vão o desestabilizar nesse momento. Ficar em redes sociais é se expor a um alto risco de informações desagradáveis, e ninguém quer isso em um dos momentos mais importantes do ano.

O que fazer para se manter calmo

Você já evitou todas as atitudes que podem te desestabilizar: chegou mais cedo, não fuçou nas redes sociais, e não conversou sobre a prova com desconhecidos. Ainda assim se sente ansioso? Fica tranquilo que, até a abertura dos portões e o começo efetivo da prova, existem algumas alternativas para manter o foco.

Algumas atividades bacanas para o momento da espera são as conhecidas palavras cruzadas, sudokus, ou até mesmo jogos leves de celular, pois distraem e mantêm o estudante entretido sem estressá-lo. “Essas coisas ajudam a distrair e tirar o foco da prova. Portanto, ter alguma atividade leve mas que exija a atenção é bastante interessante neste momento.”

As técnicas de respiração também são boas aliadas para quem tenta afastar a ansiedade. A psicóloga do curso Anglo explica por onde começar: “Uma boa alternativa é fazer uma respiração, calma e profunda, prendendo um pouco o ar durante os momentos de inspiração e expiração. Inspire, prenda o ar, e depois, com muita calma e paciência, expire. Sempre prestando atenção no movimento do seu corpo e no movimento do ar dentro dele”.

Bárbara também aconselha que, caso a ansiedade venha com mais força, vale buscar um lugar para se sentar confortavelmente ou até deitar por alguns instantes para realizar o exercício de respiração. Também vale fazer alongamentos para tirar o tensionamento do corpo.

E lembre-se: essa é uma prova para a qual você já se preparou ao longo de um ano inteiro e todo o trabalho necessário para ir bem foi feito!

Sair da versão mobile