O ministro da Educação Camilo Santana afirmou que os candidatos ao Enem 2024 do Rio Grande do Sul terão gratuidade na inscrição do exame. Somada à isenção da taxa de R$85, Santana ressaltou que o MEC (Ministério da Educação) trabalha também com a possibilidade de um período de inscrições prolongado para os moradores do estado, gravemente afetado por chuvas e enchentes no último mês. O comunicado foi feito durante uma entrevista com veículos de imprensa no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), no início da noite de segunda-feira (20).
O ministro mencionou que a avaliação sobre possíveis mudanças nas datas de aplicação do exame serão realizadas em um momento oportuno, conforme a evolução da situação na região. Ainda que este calendário não esteja definido, os estudantes gaúchos que tiverem acesso à internet devem realizar a inscrição gratuita já durante o período regular de inscrições, marcado para entre os dias 27 de maio e 7 de junho. As provas estão inicialmente marcadas para 3 e 10 de novembro.
“Nós também flexibilizamos o calendário escolar, para dar mais tranquilidade aos estudantes, professores e gestores escolares, e estamos atentos aos ajustes de prazos e procedimentos de todos os nossos programas. Outra prioridade é o diagnóstico do impacto das enchentes nas escolas e redes de ensino, para que possamos direcionar esforços e recursos de acordo com cada realidade”, pontuou o ministro.