O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou em coletiva de imprensa neste domingo (12) que uma das questões deste segundo dia do Enem 2023 será anulada por falta de ineditismo, sem prejuízo aos candidatos que fizeram a prova. A decisão veio após professores indicarem que o item já havia sido cobrado em outra edição do exame, o Enem PPL 2010. Outra questão, similar a uma cobrada no vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2003 não será anulada.
Questão anulada no Enem 2023
A questão anulada, de número 117 na prova amarela, falava a respeito da gripe A-H1N1. Ela pedia que os candidatos identificassem, a partir de um gráfico, qual era o grupo mais exposto à doença.
+ Veja aqui os gabaritos das provas rosa, amarela, cinza e azul deste segundo dia de Enem 2023
Questão similar a da UEG é “temática comum na disciplina da Matemática”, defende Inep
Os professores do SAS Educação, que primeiro identificaram o item repetido no Enem 2023, haviam apontado mais uma questão passível de anulação. Segundo eles, ela é muito similar a uma cobrada em um vestibular de 2003 da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O Inep, no entanto, decidiu pela não anulação do item, justificando que se trata de uma “temática comum na disciplina da Matemática”.
Calendário Enem 2023
Primeiro dia de prova: 5 de novembro;
Segundo dia de prova: 12 de novembro;
Reaplicação: 12 e 13 de dezembro;
Divulgação dos resultados: 24 de janeiro de 2024.