É verdade que o Enem não exige um título para a redação. Isso não significa, no entanto, que o aluno não possa colocar um. A regra é clara, segundo o edital do exame: o título é opcional. Ainda assim, podem surgir algumas dúvidas e questões. Fique tranquilo que neste texto a gente esclarece todas elas!
O título na redação do Enem vale nota?
O professor de redação da Descomplica Rafael Cunha ressalta que, a rigor, o título não é levado em consideração na hora da nota. Ou seja, o candidato não perderá ou ganhará pontos por causa dele. Mas há um outro aspecto, menos técnico, que entra na conta.
“Por outro lado, se pensarmos na perspectiva subjetiva, o título pode causar uma boa ou má impressão para o corretor. Por isso, se o aluno tiver uma ideia inteligente e sugestiva para titular seu texto, vai ser bem positivo para chamar a atenção. Eu colocaria”, opina.
A professora de Português e coordenadora da área de Linguagens do Cursinho da Poli, Eva Albuquerque, pensa um pouco diferente. Ela acredita que o título não influencia a correção. “Ele só é avaliado pelo corretor quando o texto tem apenas sete linhas, o que zera a nota, independentemente do conteúdo. Assim com o título, totalizarão oito linhas e a redação será corrigida”, diz.
Dicas para escrever um bom título
Caso o aluno opte por dar um título ao seu texto, é importante saber como fazê-lo. Eva diz que um bom título é aquele que tem a capacidade de resumir, em uma frase curta, a essência do texto. Mas tome cuidado para não usar títulos muito genéricos como apenas a palavra “educação” ou “cidadania”. Lembre-se: o título sempre deve ser assertivo e informativo, sem divagações ou generalizações.
“Título em forma de pergunta é uma ideia, desde que seja uma pergunta retórica, que é aquela que já traz a reposta na própria pergunta”, acrescenta Eva. A professora recomenda que o estudante faça primeiro o texto inteiro e só depois escolha um título.
Rafael completa que o título tem que seduzir o leitor e deixar com que ele fique com vontade de ler o texto que vem a seguir. “O mais importante é que o candidato busque algum diálogo com o próprio texto. Uma tática é fazer uma referência a uma ideia presente na introdução ou na conclusão, por exemplo”, dá a dica.