A maioria de nós usa o Google Search todos os dias, mas você está tirando o máximo dele? Aqui estão 10 dicas para ajudar a turbinar suas pesquisas no Google.
Página de como funciona a pesquisa do Google
Antes de mergulharmos nas dicas e truques, vale mencionar que o Google tem uma página dedicada chamada Como a Pesquisa Funciona. Como você pode ter deduzido do nome, a página informa tudo sobre como o Google Search funciona. Criadores, donos de sites e membros curiosos do público têm acesso a esta página desde 2016. Em agosto de 2021, o Google atualizou o recurso.
Em uma declaração exclusiva, o executivo do Google Search, Danny Sullivan, diz que a página existe para ajudar as pessoas a “aprender a tirar o máximo da pesquisa do Google”.
Falando sobre a atualização de agosto, Sullivan explicou: “Há muitas perguntas que as pessoas fazem sobre o Search – como como funciona o autocompletar ou como mantemos suas informações privadas e seguras. Atualizamos o site, então é muito mais fácil encontrar as respostas para essas perguntas e aprender tudo sobre nossa abordagem para projetar o Search.”
Na página, você encontrará várias postagens detalhadas no blog explicando como diferentes elementos do Google Search operam. Você ainda encontrará um detalhamento dos recursos do Google Search ao lado de uma explicação de vídeo de uma hora.
Dicas e truques para usar a pesquisa do Google de forma mais eficaz
Como prometido, aqui estão 10 dicas e truques que vão ajudá-lo a usar o Google Search de forma mais eficaz. Algumas delas podem parecer óbvias, mas outras, talvez nem tanto. Definitivamente há muito a aprender sobre o Google Search!
1. Descubra como funciona a pesquisa
O primeiro passo para se tornar um especialista no Google Search é aprender como ele funciona. A página Como a Pesquisa funciona do Google é a maneira perfeita de fazer isso.
As postagens aprofundadas do blog na página podem ensiná-lo sobre áreas específicas de interesse, e o vídeo é perfeito para uma visão geral.
2. Adicione parâmetros extras à sua pesquisa
O Google Search pode encontrar uma correspondência exata para seus termos de pesquisa se você usar parâmetros adicionais. Você pode incorporar esses parâmetros adicionando uma palavra ou frase dentro de aspas duplas.
Por exemplo, se você quiser que sua pesquisa devolva páginas que discutem os melhores sapatos de corrida em vez dos melhores tênis de corrida, adicione “corrida” entre aspas. As citações dizem ao Google para mostrar páginas que incluem apenas a palavra “correr”.
3. Use a opção de pesquisa avançada
No Google Search, você encontrará uma opção de Pesquisa Avançada, que lhe dá mais controle sobre suas consultas. Para usá-lo, clique no ícone de engrenagem no lado direito da página de resultados de pesquisa. Em seguida, clique em Pesquisa Avançada.
Usando o Advanced Search, você pode facilmente encontrar páginas da Web que só estão disponíveis em um idioma específico, sites que se originam de um determinado domínio ou documentos escritos no último mês ou ano. Resumindo, a Pesquisa Avançada pode tornar sua vida muito mais fácil.
4. Descreva o que você está procurando
Uma das maneiras de conectar suas pesquisas com resultados na web é combinando termos. Por exemplo, se você procurar por tênis de corrida, o Google mostrará páginas que têm as palavras correndo e sapatos neles.
Então, se você não consegue se lembrar como algo é chamado, tente descrevê-lo com as palavras que você usaria para explicá-lo a um amigo. Alguns sites podem usar linguagem semelhante à sua descrição, e o Google Search irá combiná-lo com essas páginas.
5. Seja específico com sua consulta
Quando você está procurando por algo no Google, detalhes podem muitas vezes ajudar. É por isso que você deve se lembrar de se concentrar em incluir informações específicas para sua pesquisa.
Por exemplo, se você visse uma bandeira que não reconheceu, você procuraria “Que bandeira tem um fundo vermelho com uma cruz branca?” em vez de “Qual é a bandeira vermelha e branca?” Os detalhes extras significam que é mais provável que você encontre um resultado preciso.
6. Tente pesquisar de diferentes maneiras
Se você não consegue encontrar o que está procurando no início, tente termos diferentes. Usar palavras de pesquisa sinônimos significa que você provavelmente terá um conjunto de resultados mais amplos que podem incluir o que você está procurando. No entanto, embora seja bom ser específico, você quer evitar passar por cima!
Por exemplo, se você procurou por “bandeira com fundo azul e uma cruz amarela” mas não encontrou fósforos, tente procurar “bandeiras com cruzes amarelas”.
7. Eliminar resultados de pesquisa indesejados
Ocasionalmente, você pode não querer que os resultados incluam certas palavras, especialmente quando elas podem ser ofensivas ou perturbadoras. É aí que entra o símbolo de menos do Google.
Ao pesquisar com o símbolo menos (-), você está dizendo ao Google para encontrar resultados que excluam as palavras precedidas por um símbolo menos. Por exemplo, se você sabe que a bandeira que você está atrás não é a bandeira do Reino Unido, você procuraria “bandeira com cruz branca – Reino Unido”.
8. Tente explorar resultados de pesquisa visual
Muitas vezes, exemplos visuais podem demonstrar o que você está procurando muito mais facilmente. Você pode clicar na guia Imagens ou Vídeos para encontrar resultados visuais para sua consulta de pesquisa. Você também pode pesquisar usando uma imagem arrastando uma imagem do seu desktop para o Google Search.
Além disso, com o Google Lens, você pode usar a câmera do seu telefone para identificar objetos no mundo real. Abra o aplicativo do Google no Android ou iOS e toque no ícone da câmera do Lens na barra de pesquisa para começar.
9. Verifique a credibilidade de sua fonte
Você pode usar uma ferramenta incorporada do Google Search para aprender mais sobre sites desconhecidos. Ao visualizar um resultado de pesquisa, você verá três pontos verticais ao lado do título. Clicar nesses pontos revela um painel chamado Sobre este resultado.
Este painel fornece detalhes contextuais sobre por que o Google mostra um site específico. Dessa forma, você pode tomar decisões mais informadas sobre quais sites você visita. É claro que uma boa pesquisa à moda antiga do Google também pode fornecer as mesmas informações.
10. Controle seu histórico de pesquisa
Qualquer um que usa regularmente o Google provavelmente quer ter certeza de que está controlando seu histórico de pesquisa. Bem, o aplicativo do Google tem um botão dedicado para excluir os últimos 15 minutos do histórico salvo. O painel Atividade web & aplicativo também fornece uma visão extra sobre as páginas que você visita e suas pesquisas.
No painel, você pode optar por que o Google exclua automaticamente seu histórico de pesquisa. Você também pode ver manualmente o histórico de pesquisa salvo e excluir itens da lista.
Você está recebendo o máximo de pesquisa no Google?
Embora a maioria de nós use o Google Search todos os dias, muitas vezes é fácil ignorar o quão poderosa a ferramenta é. Espero que usando algumas dessas dicas, você seja capaz de tirar o máximo da Pesquisa do Google.
Crédito: MUO