Já imaginou pegar um produto da prateleira do mercado e entender o que está escrito no rótulo dele? Essa é a proposta do aplicativo Desrotulando.
Basta scanear o código de barras do produto para ter acesso a uma pontuação de 0 a 100, que informa o quão saudável ele é. A pontuação é definida pela tabela nutricional, com ingredientes saudáveis e não saudáveis.
Enquanto uma alta quantidade de frutas, legumes, fibras e proteínas garantem pontos positivos, uma maior quantidade de elementos como gordura saturada, açúcares e sódio resultam em pontos negativos. Os ingredientes também levam as cores verde, amarelo e vermelho, como um “semáforo alimentar”.
Disponível para Android e iOS, o app é o primeiro focado em food score do Brasil e avalia as quantidades de nutrientes essenciais considerando as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, além de decretos da Anvisa.
Criado em 2016 pelo empresário Gustavo Haertel Grehs e pela nutricionista Carolina Grehs, o app voltou ao radar em 2023, circulando sobretudo no Twitter.
O Desrotulando funciona de forma colaborativa, com alimentos cadastrados no banco de dados. O app uma boa opção para pessoas com restrições alimentares, como diabéticos, celíacos, intolerantes a lactose, alérgicos, vegetarianos e veganos, por exemplo. Vale lembrar que só estão disponíveis produtos vendidos no Brasil.
O aplicativo é gratuito e basta realizar um cadastro rápido para utilizá-lo. Entretanto, existem recursos pagos para quem escolher aderir à assinatura de R$ 34,9 por ano. As funções extras permitem buscar itens pela ferramenta de pesquisa, encontrar substituições mais saudáveis, personalizar de acordo com restrições alimentares, entre outros.