O Ministério da Gestão liberou, nesta quinta (25), a consulta ao local de provas do Concurso Nacional Unificado. Os candidatos devem consultar a partir do cartão de confirmação disponivel na Área do Candidato.
Para realizar tal procedimento é necessário fazer login com os dados cadastrados na conta GOV.BR. O cartão traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova.
Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e Inovação recomenda levar o cartão no dia da realização da prova, prevista para ocorrer no dia 05 de maio, em 228 municípios.
Coordenador-geral do CNU fala sobre a consulta de provas
De acordo com o coordenador-geral de logística do Concurso Unificado, Alexandre Retamal, reforça a importância dos candidatos checarem todas as informações do cartão.
“Todos os candidatos têm que conferir se o município que indicaram, no ato de inscrição, para participarem da prova está correto.
Se tiver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante da sua casa – às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso – então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, explica o coordenador.
“É possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, de acordo com o que ele fez no ato da inscrição, mas não é possível pedir para mudar de cidade agora. O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição.
Por exemplo, se eu pedi para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no meu cartão que o meu local é Campos, aí eu posso pedir para trocar, eu posso pedir para corrigir para o Rio. Agora, se eu pedi para fazer em Campos no ato da inscrição, mas agora eu quero fazer no Rio, isso não é possível”, esclarece Retamal.
QUERO CONSULTAR O MEU LOCAL DE PROVAS!
Provas em todos os estados do Brasil
O Concurso Unificado acontecerá em cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A realização da prova em 228 cidades espalhadas pelo país possibilita a democratização do acesso às vagas do serviço público, pois é mais prático e barato para a população realizar o certame próximo de suas casas.
O objetivo é aumentar a representatividade da força de trabalho, trazendo critérios socioeconômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame, para que isso se reflita na Administração Pública Federal.
Os 228 municípios que receberão o Concurso Nacional estão divididos em todos os 27 estados brasileiros e o Distrito Federal.
A região Norte contará com 40 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no Amapá, 17 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins.
Candidatos do Nordeste poderão realizar a prova em 61 municípios: dois em Alagoas, 18 na Bahia, oito no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, sete em Pernambuco, sete no Piauí, quatro no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.
O Enem dos Concursos será aplicado em 30 municípios do Centro-Oeste, sendo 17 em Goiás, quatro em Mato Grosso do Sul, oito em Mato Grosso e um no Distrito Federal. A região Sul contará com 27 cidades: nove no Paraná, dez no Rio Grande do Sul e oito em Santa Catarina.
Região mais populosa do Brasil, o Sudeste terá 70 municípios de aplicação de provas, com quatro no Espírito Santo, 26 em Minas Gerais, onze no Rio de Janeiro e 27 em São Paulo.
Post Consulte o seu local de provas do Concurso Unificado em Estratégia Concursos.