O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, comentou novamente a intenção da instituição de publicar editais anuais do concurso PF.
Em entrevista ao portal UOL na última sexta-feira (25), Passos confirmou que solicitou 700 vagas para a área Administrativa ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, visando recompor o quadro de servidores.
“Um pleito nosso é que a Polícia Federal tenha concursos anuais, concursos periódicos, com menor quantidade de vagas, mas concursos periódicos de maneira que a gente consiga sempre não só repor aqueles quadros que vão se aposentando, mas também incrementar o nosso efetivo que, hoje, é de apenas 15 mil servidores”, diz o diretor-geral.
Andrei também informou que, após a homologação do edital publicado em 2021, poderá propor a realização de um novo certame.
Ministro confirma intenção
Em julho de 2023, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que o projeto de editais anuais da instituição estava em fase final de elaboração.
A Polícia Federal (PF) justifica a necessidade de editais anuais para seu concurso público devido ao déficit no quadro de pessoal, que registra 3.000 cargos vagos, e ao Programa de Ação na Segurança (PAS).
O PAS, lançado em 21 de julho, aumentou a demanda da Polícia Judiciária da União, visto que foram retiradas algumas atribuições do Exército para fiscalizar a comercialização e porte de armas.
Post Concurso PF: editais anuais são comentados pelo diretor-geral em Estratégia Concursos.