Atenção, candidatos do concurso PCDF: após suposto vazamento das provas aplicadas nos dias 21 e 22 de agosto, a justiça do DF indeferiu o pedido de suspensão protocolado por meio de uma Ação Popular (AP). Para acessar o documento na íntegra clique abaixo:
Decisão – indeferimento da suspensão
A justificativa contida na AP foi de que os candidatos compartilharam as fotos do caderno de provas na internet e sequer foram impedidos/comunicados de não ingressarem na sala de aplicação do exame com aparelhos eletrônicos. Além disso, na AP frisou-se que a Polícia Civil do DF já investiga tais ações.
Entretanto, a justiça do DF entendeu que as alegações trazidas na AP não são suficientes para que o concurso da PCDF seja suspenso. Veja abaixo parte da decisão:
“Em relação à alegação de que um candidato conseguiu ingressar na sala de provas com celular e divulgou fotos do caderno de questões, tal fato, para além de não se encontrar minimamente demonstrado, também não justifica a suspensão do certame, em princípio, fazendo-se necessário averiguar (além da identificação desse candidato) se essa divulgação beneficiou o candidato que tirou as fotos e se beneficiou terceiros. Nesse quadro, não há por enquanto elementos consistentes que retirem a confiabilidade das provas de conhecimentos, mas apenas reclamações apresentadas por alguns candidatos. Vale destacar que o atraso gerado pela suspensão de concurso público tem efeitos deletérios não apenas para os concorrentes aprovados nas fases já realizadas, mas também para a própria Administração, que se vê impedida de nomear mais rapidamente os aprovados. Em vista disso, a mera suspeita apresentada pelo requerente não pode ser considerada relevante para fins de deferimento da medida de urgência pleiteada.”
Quanto à Polícia Civil do DF estar investigando a possível fraude do certame, a justiça do DF afirma que ainda não houve qualquer informação para comprovação do fato:
“Em relação à alegação de que a PCDF estaria investigando possível fraude cometida no concurso, não há qualquer informação oficial, por enquanto, que corrobore essa assertiva. Certamente no curso do processo, se for o caso, haverá esclarecimento sobre a existência de alguma investigação, qual o seu objetivo e, se for o caso, o atual estágio em que se encontra.
Além disso, o autor alega como evidência de fraude o fato de que em 23/8/2021 foi divulgado um gabarito preliminar com as respostas das questões. Ora, se houve efetivamente essa divulgação, isso não anula o certame, em princípio, porque a prova foi aplicada no dia 22/8/2021. A divulgação de um gabarito antes da disponibilização do gabarito oficial pela banca, em princípio, não tem maior relevância, pois o que interessa é que seja mantido em sigilo o caderno de questões antes da aplicação das provas de conhecimentos”.
Com as provas devidamente aplicadas, já estão disponíveis as consultas dos gabaritos preliminares dos cargos de Escrivão e Agente do concurso PCDF em andamento. Após uma longa espera por parte dos candidatos, os exames foram realizados nos dias 21 e 22 de agosto.