É OFICIAL! O tão aguardado Concurso Nacional Unificado (CNU) finalmente definiu sua banca! A empresa escolhida pelo Ministério da Gestão e da Inovação foi a Fundação Cesgranrio.
A previsão é que a assinatura do contrato seja feita até o fim deste mês, ou seja, até a próxima quinta-feira (30).
A informação foi divulgada na manhã dessa sexta-feira (24) pelo MGI em suas redes sociais. Confira abaixo:
Agora, os trabalhos se voltam inteiramente para a publicação do edital, que está previsto, segundo cronograma, para o dia 20 de dezembro!
Vale lembrar que a corrida para organizar a primeira edição do CNU estava entre o Cebraspe, a FGV e a Fundação Cesgranrio, que alcançou a linha de chegada.
Quais foram os critérios de escolha da Cesgranrio?
A partir de um Estudo Técnico Preliminar, estabeleceu-se os requisitos necessários para as empresas que desejassem aplicar a prova.
O documento foi remetido a 12 instituições que já fizeram seleções de concurso público para qualquer uma das três esferas de governo.
Dessas 12, cinco apresentaram propostas para aplicação da prova e, desse conjunto, três atendiam a todas as condições previstas pela Equipe de Planejamento da Contratação:
“Como as três empresas tinham as qualificações necessárias, decidimos pelo critério da economicidade, ou seja, por aquela que cobrou o menor valor pelo serviço”, explicou a diretora do MGI.
O estudo técnico preliminar foi a base do Termo de Referência (TR) do concurso. O TR trouxe alguns aperfeiçoamentos em relação ao documento anterior, que era ainda preparatório, por observação das próprias empresas.
Por isso, a recomendação dos órgãos de controle foi a submissão do TR novamente às três bancas que estavam na disputa.
As bancas analisaram o termo, ajustaram suas propostas e as apresentaram novamente ao MGI. A pasta selecionou a Fundação Cesgranrio, que ofereceu a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, com o valor mais baixo.
A seleção da empresa ocorreu no começo da semana, seguindo o cronograma divulgado inicialmente, mas o Ministério da Gestão optou por aguardar o parecer jurídico final da Advocacia Geral da União para dar início ao contrato e fazer a divulgação.
Sobre o CNU
O “ENEM dos concursos” dará provimento a um total de 6.640 vagas, distribuídas em blocos temáticos, com salários iniciais que podem chegar na casa dos R$ 22 mil. Lembrando que o candidato poderá optar por apenas um único bloco:
Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas;
Bloco 2 – Agências Reguladoras e Infraestrutura;
Bloco 3 – Agricultura e Meio Ambiente;
Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação;
Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde;
Bloco 6 – Trabalho e Previdência;
Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação; e
Bloco 8 – nível médio de formação.
Post Concurso Nacional Unificado tem Cesgranrio como banca! em Estratégia Concursos.