Ícone do site Fluxo de Estudo

Concurso Diplomata: MPF recomenda provas em todas as capitais

O  Ministério Público Federal de Alagoas expediu recomendação ao Instituto Rio Branco e ao Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) para que a prova objetiva do concurso Diplomata seja aplicada em todas as capitais dos 26 estados, além do Distrito Federal. 

O MPF aponta que antes, estava previsto que “a prova objetiva da primeira fase seria aplicada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. No entanto, ao divulgar os locais de provas, o documento apresentou alterações. Foram apresentados locais não previstos e fora do estado de inscrição do candidato.

A recomendação do MPF, então, tem como objetivo apurar possível prejuízo aos candidatos que tiveram os locais de prova substituídos para outros Estados da Federação, considerando a proximidade da data de realização da prova.

Para o MPF de Alagoas: 

“A realização das provas sem levar em consideração essa heterogeneidade entre os Estados da Federação para os quais os candidatos foram redirecionados implica, inclusive, violação ao princípio da isonomia de participação entre os candidatos, na medida em que, a depender do local da prova, serão colocados diferentes obstáculos a sua realização, seja no que se refere à proteção da própria saúde, seja em relação ao cumprimento das medidas locais de enfrentamento à pandemia, seja em relação à locomoção para os locais das provas”.

O Instituto Rio Branco e o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) têm 48 horas para se manifestarem sobre o acatamento.

Vale lembrar que os locais de provas do concurso Diplomata foram divulgados no dia 8 de junho, no  site do Iades, organizador da seleção. De acordo com o órgão, em razão da pandemia de Covid-19 e da impossibilidade, temporária, de realização da primeira fase em todas as capitais, os locais de provas inicialmente previstos foram alterados para a cidade ou estado próximo.

O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Instituto Rio Branco, remarcou a data das provas do concurso diplomata para o dia 13 de junho de 2021. A prova objetiva da primeira fase será aplicada em dois períodos:

o primeiro, iniciando-se às 9h30, com duração de três horas; e o segundo, iniciando-se às 15h, com duração de três horas.

No dia das provas, a partir das 22h, a banca divulgará o gabarito oficial preliminar da prova objetiva. Além disso, apesar do órgão ainda não ter suspendido as demais etapas do certame formalmente, é bem provável que um novo cronograma do concurso Diplomata seja divulgada para a segunda fase.

edital do CACD oferta 25 vagas para a classe inicial da carreira diplomática. O certame exige que o candidato tenha idade mínima de 18 anos e diploma de curso superior, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área de formação.

Post Concurso Diplomata: MPF recomenda provas em todas as capitais em Estratégia Concursos.

Sair da versão mobile