Foi novamente confirmada pelo governador do estado de Alagoas, Renan Filho, a realização do concurso Delegado AL. Recentemente, segundo informações do secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag AL), Fabrício Marques Santos, o edital, com oferta de 40 vagas, foi previsto para o mês de julho de 2021.
Vale lembrar que a seleção já está devidamente autorizada pela Procuradoria Geral do Estado. A decisão se deu por parecer emanado pela Assessoria Especial do Gabinete do órgão, já que o certame está previsto no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO/2021) e na Lei Orçamentária Anual (LOA/2021) do Estado e se adequa às regras estabelecidas pela Lei Complementar n.º 173/2020, já que se dará para a reposição de cargos vagos na carreira.
O edital atrasou por questões legais, como a reestruturação na lei que rege a carreira. Segundo o anunciado por Fabrício Marques em abril, os concursos já autorizados ou em iminência de publicação, como PM AL e PC AL, teriam seus editais publicados até julho de 2021, devendo ser concluídos até outubro e realizarem o chamamento de todos os aprovados até o início de 2022.
A solicitação da corporação por um novo certame visa cobrir o déficit de quadros na corporação que conta com um efetivo de 1.600 Delegados e Agentes.
Post Concurso Delegado AL: governador reforça seleção; serão 40 vagas em Estratégia Concursos.