A Defensoria Pública do Piauí oficializou a contratação do Centro Brasileiro de Pesquisas em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe, como organizador do concurso Defensor PI, que ofertará 5 vagas mais cadastro de reserva para membros da classe inicial carreira, com salário de R$ 24.370,85.
O contrato, assinado em 6 de setembro, terá vigência durante todo o prazo de validade do concurso e sua eventual prorrogação. O certame já conta com comissão organizadora formada e regulamento aprovado pelo Conselho Superior do órgão.
O concurso será realizado na cidade de Teresina e compreenderá uma etapa preliminar, três provas escritas (P1, P2 e P3), sendo que a primeira contará com 100 questões objetivas, e uma etapa final como uma avaliação oral (P4), antecedida por uma investigação social e uma avaliação de títulos (AT).
Para concorrer ao concurso Defensor PI, o candidato deve possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovação de, no mínimo, três anos de prática forense.
O último concurso DPE PI Defensor foi realizado no ano de 2009 e contou com a organização do Cespe, atual Cebraspe. Na época, foram ofertadas 12 vagas para o cargo de Defensor Público de 1ª categoria, sendo 03 reservadas a candidatos portadores de deficiência. Os salários iniciais eram de R$ 15.958,13.
Post Concurso Defensor PI terá o CEBRASPE como organizador! em Estratégia Concursos.