No dia 30 de agosto, os dirigentes do SINAIT (Sindicado Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho) se reuniram com o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, com a finalidade de discutir as seguintes pautas: Bônus, urgência do concurso AFT, Reforma Administrativa.
Participaram do encontro, em nome do SINAIT, além do presidente Bob Machado, os diretores Rosa Jorge, José Fontoura, Wellington Maciel e a assessora parlamentar, Fabiany Moreira.
Pelo Ministério, além do ministro, participaram o secretário-Executivo, Bruno Dalcolmo, o secretário de Trabalho, Luís Felipe de Oliveira, o subsecretário de Inspeção do Trabalho Rômulo Machado e o assessor especial Gustavo Góis.
Pautas ministro/SINAIT
Pautas ministro/SINAIT | Concurso AFT
Com o maior vacância dos últimos 25 anos, de 45%, isto é, 1.585 cargos vagos, Bob Machado reforça a necessidade urgente de nova seleção da AFT. Isso porque, a falta de pessoal prejudica muito a atuação dos Auditores.
Conforme posicionamento do residente da instituição: “Muitos Auditores-Fiscais recebem abono permanência e podem deixar o serviço público a qualquer momento. Esta é uma das demandas mais recorrente e antiga da carreira”.
Pautas ministro/SINAIT | Bônus
Logo em primeiro momento da reunião, Bob Machado evidenciou a importância do apoio do ministro em defesa do Bônus de Eficiência. Onyx Lorenzoni, por sua vez, se comprometeu a avaliar com cuidado a proposta.
“Contamos com o seu apoio para que se faça o decreto de regulamentação do bônus, que é muito importante para a carreira e gostaríamos de levar sua palavra de apoio à categoria. A luta foi muito grande e não podemos ser relegados”, completou Rosa.
Pautas ministro/SINAIT | Reforma Administrativa
Os dirigentes do SINAIT solicitaram ainda que o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho se mantenha como carreira típica de estado na estruturação prevista na Proposta de Emenda Constitucional nº 32, a reforma administrativa.
Vale ressaltar que a definição dessa carreira pode dar mais segurança a esses especialistas.