Ícone do site Fluxo de Estudo

Concurso AFT é solicitado para recompor quadro atual!

Dirigentes do SINAIT se reuniram, recentemente, com o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, para solicitar a realização do concurso AFT (Auditores Fiscais do Trabalho). O encontro ocorreu na sede do Ministério em Brasília.

O objetivo da solicitação é a complementação do quadro atual, que conta com apenas 2.091 Auditores-Fiscais do Trabalho na ativa, registrando um total de 1.553 cargos vagos. Uma das principais razões desse déficit é que, por lei, a carreira com 3.644 cargos, registra em média, todos os anos, a aposentadoria de 130 Auditores.

Além disso, de acordo com informações do SINAIT, o número de 2.091 representa o menor quadro funcional dos últimos 25 anos.

“A consequência disso é, em muitos sentidos, uma perda irreparável para o país, uma vez que a categoria, além de ser responsável pela fiscalização da legislação trabalhista e de segurança e saúde no trabalho, atua na inserção de adolescentes e jovens em trabalho seguro e decente,” completou o Sindicato.

Participaram da reunião representando o SINAIT, além do presidente Bob Machado, os diretores Rosa Jorge, José Fontoura, Wellington Maciel e a assessora parlamentar, Fabiany Moreira. Pelo Ministério, além do ministro, participaram o secretário-Executivo, Bruno Dalcolmo, o secretário de Trabalho, Luís Felipe de Oliveira, o subsecretário de Inspeção do Trabalho Rômulo Machado e o assessor especial Gustavo Góis.

Vale lembrar que alguns dias antes, havia sido encaminhada ao ministro uma nova solicitação de concurso AFT que, atualmente, tramita no Ministério do Trabalho e Previdência. Agora, a expectativa é que o certame possa ser autorizado o mais breve possível.

O último concurso do Ministério do Trabalho e Emprego para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho foi realizado em 2013, sob organização do Cespe, atual Cebraspe. Na ocasião, foram ofertadas 100 vagas para o cargo. Dessas, 5 foram reservadas para candidatos com deficiência.

Sair da versão mobile