Ícone do site Fluxo de Estudo

Concurso AFT é cobrado em reunião com o ministro do trabalho

Em reunião com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a diretoria do SINAIT reforçou o pedido por regulamentação do bônus e realização de concurso público para a carreira de AFT (Auditor-Fiscal do Trabalho).

Os dirigentes da entidade falaram sobre a urgência da realização de concurso, tendo em vista o quadro exíguo de servidores. O encontro aconteceu no fim da tarde de terça-feira, 9 de maio, em Brasília.

“Sem Auditor-Fiscal do Trabalho e sem condições de trabalho para a carreira, não existe combate ao trabalho escravo e infantil, não existe a prevenção dos acidentes e adoecimentos do trabalho, e ficam descobertas muitas outras áreas fundamentais à proteção do trabalhador”, afirmou o presidente do Sindicato, Bob Machado.

Com o último concurso realizado há 10 anos, a defasagem de pessoal é superior a 45%. São apenas 1.940 Auditores para fiscalizar mais de 100 milhões de trabalhadores no país.

Em face dos argumentos, o ministro voltou a reconhecer a necessidade de regulamentar o bônus e realizar o concurso. E reforçou seu compromisso com o destravamento das pautas.

Vale lembrar que, anteriormente, o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena da Silva, anunciou que o governo fará concurso em 2023.

 “Ainda bem que o governo está tendo a sensibilidade de atender a esta demanda. A nossa categoria conta com concurso”, disse Ana Palmira, delegada sindical da Sinait em São Paulo.

Post Concurso AFT é cobrado em reunião com o ministro do trabalho em Estratégia Concursos.

Sair da versão mobile