Como baixar e instalar a unidade do Google no seu desktop
Para baixar e instalar o Google Drive em seu desktop, siga as seguintes etapas:
- Acesse a página de download do Google Drive e clique em “Download Drive for Desktop”. O site é inteligente e reconhecerá seu sistema operacional imediatamente, seja windows ou macOS. Em seguida, ele baixará o tipo de arquivo apropriado para o seu sistema operacional.
- Na próxima janela, selecione qual pasta deseja salvar o arquivo de instalação e clique em Salvar. O arquivo deve ser nomeado GoogleDriveSetup.exe para Windows ou GoogleDrive.dmg para Mac. Você também pode optar por ter o arquivo aberto automaticamente depois de ter sido baixado.
- Em seguida, clique em Instalar para iniciar a instalação. No macOS, uma janela extra apareceria, exigindo sua senha do Mac para confirmar a instalação. Digite sua senha e clique em Instalar Software.
- Depois que a instalação estiver concluída, uma nova unidade, geralmente chamada Google Drive (G:) será adicionado ao seu desktop no Windows. Para macOS, um ícone do Google Drive aparecerá na barra de menu superior do seu Mac.
- Faça login com sua conta do Google para concluir a instalação. Se você estiver no Windows, você será redirecionado para o seu navegador, que abrirá a página de login. Para acessar a página de login no macOS, clique no ícone do Google Drive na barra superior do menu. Uma vez que seu login esteja concluído, você instalou com sucesso o Google Drive em sua área de trabalho.
Como usar o Google Drive para desktop
Você pode usar o Google Drive for Desktop para sincronizar todos os seus arquivos e pastas do Google Drive no seu PC, ou carregar arquivos da área de trabalho para a sua Unidade. Como o Drive for Desktop é um serviço de sincronização, ele sincronizará automaticamente arquivos locais para a nuvem em segundo plano, o que minimiza o tempo que você precisa gastar esperando que os arquivos sejam sincronizados.
Para carregar arquivos na unidade, abra sua unidade, selecione Configurações (ícone de engrenagem) e clique em Preferências. Em um Mac, selecione seu computador na barra lateral esquerda e clique em Adicionar pasta. Aqui, seu sistema puxará o diretório de arquivos e você pode selecionar a pasta que deseja sincronizar com o Google Drive.
Selecione Sincronizar com o Google Drive se quiser carregar todos os arquivos da pasta na nuvem. Se você quiser apenas sincronizar fotos e vídeos, selecione a opção Fazer backup do Google Fotos.
No Windows, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer pasta que deseja sincronizar com o Google Drive e selecione Sincronizar ou Fazer backup desta pasta. Você será recebido com a mesma página capturada acima, e você pode apenas selecionar a pasta que você gostaria de sincronizar com Drive.
Tenha em mente que o Google Drive é um serviço de sincronização, não um serviço de backup. Isso significa que quaisquer modificações que você fizer em um arquivo em um dispositivo serão replicadas em todos os outros dispositivos em que você estiver conectado. Por exemplo, se você editar ou excluir um arquivo da sua área de trabalho, essas alterações também refletirão no seu smartphone.
Como pausar sincronização no Google Drive para desktop
Você pode querer pausar a sincronização com o Google Drive para salvar dados ou espaço de armazenamento. Para fazer isso:
- Abra a unidade para desktop.
- Clique nas configurações (ícone de engrenagem) e, em seguida, pause sincronização. Quando quiser retomar a sincronização, basta repetir essas etapas e clicar no que deve ser agora a Sincronização de Currículos.
Outra ressalva importante: o Google oferece apenas 15GB de armazenamento gratuito no Drive. Se isso não for suficiente para você, você pode aumentar o espaço de armazenamento do Google Cloud comprando mais armazenamento do Google, ou liberar algum espaço no Drive limpando alguns arquivos.
Acesse seus arquivos de qualquer dispositivo
Ter o Google Drive em sua área de trabalho significa que você pode manter seus arquivos à mão em todos os seus dispositivos, para que você possa acessar documentos, fotos e vídeos em movimento sempre que precisar deles.
Crédito: MUO