Como otimizar seu espaço para trabalho remoto
Seu escritório é realmente apenas um laptop em uma mesa – ou pior, um sofá?
Nunca tema!
Você não está sozinho e a ajuda está a caminho.
O trabalho remoto nunca foi tão relevante e, embora seu ambiente definitivamente molde a forma como você trabalha, a boa notícia é que há muito que você pode fazer para garantir que isso o ajude a trabalhar bem.
Mesmo que você tenha espaço, tempo ou recursos limitados, pode criar um espaço de trabalho que tenha uma ótima aparência, seja ótimo e o ajude a produzir seu melhor trabalho.
Continue lendo para obter algumas dicas baseadas em evidências sobre como chegar lá.
Torne-o pessoal
Você sabia que trabalhar em seu próprio espaço pode realmente beneficiar sua produtividade?
A pesquisa mostrou que uma sensação de personalização em seu espaço de trabalho pode impactar positivamente a felicidade e a satisfação no trabalho, resultando em você mais produtivo.
Mas tenha cuidado – só porque seu espaço de trabalho está dentro de sua casa não o torna personalizado automaticamente.
Para colocar essa dica em prática, seja intencional ao configurar e decorar seu escritório em casa.
Se você estiver preso em um canto da sala de estar ou cercado pelos trabalhos escolares de seus filhos, seu espaço não vai parecer o seu.
Designe uma área (ou duas) em sua casa para trabalhar e configure-as de uma forma inspiradora.
Isso não precisa ser muito complicado – pense em fotos de família, um quadro de visão ou uma impressão de um artista que você ama na parede.
Para dar um passo adiante, escolha objetos que você goste de ver todos os dias, mesmo os funcionais.
Isso pode incluir uma bela lâmpada, um vaso que você mantém cheio de suas flores favoritas ou um conjunto de materiais de escritório coloridos.
Mantenha os espaços de trabalho e lazer separados
Um dos maiores desafios do trabalho remoto é a separação entre vida profissional e familiar.
Para manter sua sanidade, você precisa de limites claros sobre onde e quando o trabalho acontece.
Do contrário, você corre o risco de mergulhar em um estado confuso e angustiante em que nunca está totalmente presente no trabalho, mas também nunca chega ao ponto final – realmente o pior dos dois mundos!
Para trabalhar de forma produtiva em casa, você deve minimizar as distrações.
Você deve fazer disso uma prioridade, mesmo que pareça um desafio: a pesquisa é muito clara, pois a privacidade e o trabalho sem distrações são cruciais para a produtividade e evitar o esgotamento.
Mesmo que esteja trabalhando com recursos limitados, você ainda pode criar seu próprio espaço.
Se você não for capaz de ocupar um cômodo inteiro, oriente sua mesa e cadeira de uma forma que promova a separação e tenha em mente de onde podem vir as prováveis fontes de distração em sua casa.
Se você estiver realmente com pouco espaço, precisará ser um pouco mais criativo.
Tente pensar em termos de tempo – que horas você pode bloquear quando é mais provável que tenha paz e sossego?
A dica de personalização acima também é útil aqui.
Em um estudo , os funcionários que trabalham em espaços de trabalho de baixa privacidade relataram os níveis mais altos de exaustão emocional – mas apenas se esses espaços fossem genéricos e impessoais.
Projete seu espaço de trabalho tendo em mente a produtividade
Agora a parte divertida!
Ao ser criativo com seu espaço, você pode maximizar a felicidade e a produtividade.
Os efeitos de seu ambiente de trabalho na saúde mental e na qualidade do trabalho estão bem documentados, mas muitos empregadores estão apenas começando a levar a sério os benefícios de um bom design de escritório.
Quando você está trabalhando em casa, pode resolver o problema com suas próprias mãos!
Acender a sua vida
Questões leves.
Se você já esteve preso em um escritório sem janelas com luz fluorescente, aprendeu isso da maneira mais difícil.
Intuitivamente, você já deve saber o quanto a luz natural se sente melhor ao trabalhar, mas a ciência está aí para apoiá-lo.
Um estudo descobriu que a luz natural reduz o cansaço visual em 51%, a sonolência em 56% e as dores de cabeça em 63% – todos os precursores cruciais para se sentir melhor e fazer o seu melhor trabalho.
A luz natural em sua casa pode variar, mas a menos que esteja trabalhando em uma masmorra subterrânea, você deve ter acesso a algum tipo de luz natural.
Mesmo que você tenha que reorganizar seus móveis para trabalhar perto de uma janela, vale a pena se sentir feliz e saudável onde você passa tanto tempo.
E se você tiver a sorte de ter um pátio ou outro espaço ao ar livre, tente trabalhar lá quando o tempo permitir para um impulso de inspiração e produtividade!
Estilo é importante
Usando alguns truques psicológicos, você pode adaptar seu ambiente à produtividade e até mesmo personalizá-lo para o tipo de trabalho que você faz!
Por exemplo, móveis arredondados e curvos evocam sensações de relaxamento e calma quando comparados a objetos com arestas e cantos afiados – então você pode querer repensar aquelas cadeiras de escritório supermodernas e da moda!
Curiosamente, a altura do teto é outra forma de auxiliar certos tipos de trabalho.
Tetos altos tendem a promover o pensamento criativo e associativo , enquanto tetos mais baixos podem ajudar nos processos quantitativos e analíticos.
Em um nível prático, isso pode ser parecido com ir para um canto de trabalho designado quando você precisa analisar alguns números, como debaixo de uma cama alta – ou ir a uma cafeteria arejada e bem projetada quando é hora de ser criativo.
Traga a natureza para dentro
Quer sejam plantas de interior ou uma bela vista , trazer a natureza para a sua vida quotidiana é uma forma poderosa de aliviar o stress e aumentar a produtividade.
Em um estudo da Washington State University, os participantes com plantas em seus locais de trabalho apresentaram leituras de pressão arterial mais baixas e tempo de reação 12% mais rápido.
Trazer plantas para dentro é um acéfalo – e embora você provavelmente não possa fazer muito para melhorar a vista de sua janela, existem maneiras ainda mais fáceis de acessar o poder da natureza .
Experimente pendurar imagens de belas paisagens em seu escritório doméstico ou até mesmo defini-las como papel de parede de sua área de trabalho.
Não é bem a mesma coisa que caminhar na floresta, mas há pesquisas que mostram que olhar imagens da natureza tem efeitos relaxantes e inspiradores.
Colorido produtivo
Ecoando o que descobrimos sobre a altura do teto, as cores com as quais você se cerca podem influenciar a maneira como você pensa.
Pesquisas recentes mostram que diferentes tons podem ajudar em diferentes tipos de trabalho, descobrindo que o vermelho aprimora tarefas meticulosas e detalhadas, enquanto o azul apóia sua criatividade.
Essas descobertas podem ajudá-lo a decidir como personalizar seu espaço.
Se você está dividido entre a pintura de uma praia ou um campo de papoulas, talvez deva deixar a descrição do seu trabalho guiá-lo.
Também pode haver áreas da sua casa que já são dominadas por uma determinada cor.
Por que não decorar seu escritório em casa com luminárias vermelhas para analisar dados e compilar relatórios, mas quando precisar escrever, vá para a mesa em seu sereno loft azul?
Limpe a desordem
Embora um espaço de trabalho bagunçado nunca seja bom, pessoas diferentes se beneficiam de estilos diferentes de organização.
Dependendo do seu trabalho e estilo de trabalho, você pode preferir um espaço de trabalho hiperorganizado ou um que seja mais fluido sem ser bagunçado.
Em particular, alguns criativos se beneficiam de um elemento de desordem controlada em seus espaços de trabalho.
Se você não tem certeza de qual extremidade do espectro está, teste!
Você se sente mais inspirado pelos aspectos físicos dos diferentes projetos em que está trabalhando (também conhecidos como, pilhas de papel e talvez alguns post-its) ou fica mais feliz com uma mesa limpa?
Você precisa de um sistema organizacional estável e rígido ou prefere apenas seguir o fluxo?
Seja qual for o tipo de organização que você escolher, manter a consistência é tudo.
Saia à frente da desordem tendo lugares para todos os seus objetos comumente usados, como uma caixa de armazenamento para cabos e um frasco para canetas soltas.
Também tenha cuidado com sistemas excessivamente complexos, pois eles podem levar mais tempo para manter do que realmente valem.
Frequentemente, soluções simples como um sistema de arquivamento de duas bandejas são tudo de que você precisa.
Espaços saudáveis criam produtividade
Embora isso possa parecer óbvio, humanos saudáveis trabalham melhor.
Esteja você em casa ou no escritório, seu ambiente tem uma enorme influência em sua saúde, felicidade e produtividade em geral.
Vamos começar com o básico – ar e água.
Se o fluxo de ar em seu apartamento não for o ideal, abra uma janela para ficar alerta e cheio de energia.
Antes de pegar a terceira xícara de café quando você começar a se sentir cansado, mantenha uma jarra de água ou um bule de chá de ervas sobre a mesa para se manter hidratado sem quebrar a concentração.
Ao tornar mais fácil dar ao seu corpo o que ele precisa, você permanecerá focado, revigorado e lúcido.
Se aquela cadeira de escritório desajeitada está te matando, é hora de mudar as coisas.
Você não terá o melhor desempenho se estiver constantemente se mexendo, tentando relaxar os braços e ombros rígidos.
Sua mesa e cadeira devem ser confortáveis o suficiente para que você nem mesmo pense nelas, em vez de atrapalhar sua concentração.
Para evitar ficar sentado por muito tempo, considere uma mesa em pé, ou mesmo apenas trabalhar no balcão da cozinha por meia hora de vez em quando.
Você pode usar uma caixa ou pilha de livros para manter o computador a uma altura confortável, junto com um teclado separado, se for melhor para o seu pescoço e pulsos.
Lembre-se de que espaços confortáveis são espaços saudáveis e isso significa maior produtividade.
Um espaço que trabalha para você
Trabalhar em casa pode ser um grande ajuste e, agora, mais trabalhadores estão experimentando isso do que nunca.
Embora o trabalho remoto tenha seus desafios, ele tem potencial para ser muito positivo para a sua satisfação e produtividade no trabalho, se abordado da maneira certa.
Além disso, sejamos realistas – trabalhar em um escritório também nem sempre é ideal!
Não importa quanto tempo, espaço e dinheiro você tenha para trabalhar, essas dicas o ajudarão a criar um espaço de trabalho feliz, revigorante e produtivo.
Porque você merece se sentir bem onde quer que esteja trabalhando!
Publicado em inglês por Blog do Trello
Seja o primeiro a comentar!