Ícone do site Fluxo de Estudo

Como iniciar uma rotina de estudos para concursos?

Uma das primeiras perguntas que surge na mente de quem está dando início à preparação é: como iniciar uma rotina de estudos para concursos?

Isso porque, diferentemente da época da escola, as pessoas têm outras obrigações além dos estudos, como filhos e trabalho. Por esse motivo, pode parecer muito difícil, senão impossível, incluir uma preparação para concursos na sua rotina.

Mas calma. Este post é justamente para quem quer saber como iniciar uma rotina de estudos para concursos, levando tudo isso em consideração. Apesar de não ser impossível, dedicação, foco e organização serão essenciais para atingir os seus objetivos.

Uma das principais dúvidas dos futuros servidores iniciantes é como iniciar uma rotina de estudos para concursos (Foto: Freepik)

Como iniciar uma rotina de estudos para concursos?

Depois de pesquisar sobre as carreiras públicas e entender quais são os concursos previstos para 2022, o futuro servidor iniciante precisa avaliar a sua rotina. Para assim entender qual a melhor forma de incluir os estudos nela.

Separamos nove passos para fazer essa autoavaliação. Confira!

1# Faça um planejamento semanal

Para isso, use um planner, uma agenda ou aplicativos, como o Google Agenda.

Fazer um planejamento semanal, em vez de um mensal, também tornará mais fácil a reorganização no caso de um possível imprevisto.

2# Tenha noção da quantidade de horas disponíveis durante a sua semana

Avalie quantas horas efetivas você tem disponível para os estudos, levando em consideração compromissos como trabalho e filhos.

3# Defina quais matérias você precisa estudar

Isso dependerá se você está em um momento pré ou pós-edital. Caso ele ainda não tenha saído, utilize como referência o conteúdo programático da última prova.

Feita essa avaliação, distribua as disciplinas ao longo da sua semana.

4# Inclua revisões ao longo da semana

De nada adianta correr para fechar todo o edital e não memorizar o conteúdo. É nesse ponto que as revisões se tornam essenciais e imprescindíveis nos estudos.

Portanto, não deixe de incluí-las no seu planejamento. Além disso, fique atento se o seu método de revisão está sendo efetivo para o aprendizado ou se precisa passar por mudanças.

5# Faça questões todo dia

Não existe uma quantidade ideal de questões para fazer por dia.

A Luiza Velloso, que está se preparando para concursos de tribunais, indica fazer entre 30 e 40 questões por assunto. Em seguida, verificar o seu percentual de acerto.

Se for abaixo de 85%, vale revisar novamente aquele determinado conteúdo.

6# Coloque simulados na sua rotina

Aqui, não dá para ter medo do resultado. Um simulado por semana já dá a conta de ter uma boa rotina de testes.

7# Planeje também a sua sessão de estudos

O ideal é que cada sessão tenha entre 50 minutos e duas horas. Entre cada sessão, faça pausas antes de começar a próxima.

Além disso, também procure saber a quantidade de tempo para estudar a teoria, praticar com questões e fazer revisões dentro da própria sessão.

8# Não estude a teoria apenas por videoaulas

Deixe elas para os conteúdos em que você tem mais dificuldade, para não perder muito tempo.

Em matérias que são mais fáceis para você, procure utilizar PDFs.

9# Tenha um método de organização para os seus materiais.

Esse tipo de organização dos materiais é essencial. Por exemplo, deixe pastas no computador para os PDFs separadas por matéria. Também não deixe de fazer o backup ou salvar na nuvem.

Já os posts-its, deixe para os conteúdos mais “decoreba”. Anote rapidamente detalhes que você costuma errar ou que você precisa ter muito fixos na cabeça.

Dicas para render nos estudos

Não basta ter uma organização. É preciso estar sempre revendo o planejamento.

É normal que, principalmente no início da preparação, você tenha que fazer ajustes no que planejou a princípio. Afinal, conforme colocamos o planejamento em prática, percebemos o que funciona e o que precisa ser melhorado.

Confira abaixo algumas dicas da Luiza para melhorar o rendimento nos estudos:

Agora que você já sabe como iniciar uma rotina de estudos para concursos, vamos começar a preparação?

Post Como iniciar uma rotina de estudos para concursos? em Blog da Folha Cursos.

Sair da versão mobile