Estudar fora com ENEM: é possível?
Você sabia que é possível ingressar em universidades do exterior utilizando a sua nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)?
Isso mesmo! Se o seu sonho é estudar fora, saiba que pode ser mais fácil do que você imagina.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas informações muito importantes sobre a candidatura em universidades estrangeiras com a nota do ENEM. Confira!
Estudar fora com ENEM: introdução
Muitas universidades estrangeiras aceitam, de diferentes formas, a nota do ENEM como parte da candidatura de estudantes brasileiros.
Dentre os países que aceitam o uso do ENEM, podemos citar: Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Irlanda e Polônia.
Vamos conferir, a seguir, algumas informações muito importantes sobre o funcionamento do processo de candidatura em alguns dos países mencionados e qual a função da nota do ENEM nos mesmos.
Estudar fora com ENEM: Estados Unidos
Você sabia que algumas universidades americanas aceitam a nota do ENEM?
É isso mesmo! A New York University e a Temple University são duas das instituições dos Estados Unidos que aceitam o exame.
Porém, lembre-se de que a nota do ENEM é utilizada somente como uma parte da sua candidatura, não sendo suficiente para aprovação. Assim, ela poderá ser usada ao lado de diversos outros elementos importantes, como as redações (essays) e as suas notas da escola.
Estudar fora com ENEM: Portugal
Mais de 30 universidades portuguesas aceitam a prova do ENEM. Porém, vale ressaltar que você deve ter realizado o exame há, no máximo, 3 anos antes do seu ingresso na instituição.
Lembre-se de caso você possua, além da brasileira, cidadania europeia e queira utilizar a nota do ENEM para se candidatar, é necessário abdicar dos direitos que a mesma lhe daria na universidade. Isso porque, não é possível utilizar o ENEM aplicar para as instituições lusitanas como um cidadão da União Europeia.
Estudar fora com ENEM: Inglaterra
Existem diversas instituições da Inglaterra que aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Dentre elas, podemos citar: University of Bristol, Kingston University e University of Oxford.
Porém, lembre-se de que as faculdades inglesas solicitam também a realização do vestibular local. Além disso, devemos destacar também que a nota do ENEM não é o suficiente para a aceitação nessas instituições: ela será acompanhada por outros aspectos, como nota de proficiências em inglês, histórico escolar e atividades extracurriculares.
Estudar fora com ENEM: Irlanda
Algumas universidades da Irlanda aceitam a nota do ENEM. Porém, devemos ressaltar que as instituições desse país possuem critérios específicos para o uso da nota do exame. Na University College Cork, por exemplo, é necessário ter cursado o primeiro ano em uma universidade e obtido, no mínimo, uma média de 7.
Estudar fora com ENEM: Polônia
A nota do ENEM pode ser utilizada no processo de candidatura para universidades polonesas. A Jagiellonian University, por exemplo, é uma das instituições em que o exame pode ser usado como parte da candidatura para os cursos de graduação.
Vale ressaltar que a sua nota do ENEM será avaliada ao lado de outros critérios, como notas do ensino médio, atividades extracurriculares e nota de proficiência em inglês.