Agora, como você decide quais devem ser esses objetivos?
E quais são os segredos para escrever as metas que você realizará a cada trimestre?
Aqui estão cinco etapas para escolher, escrever e buscar metas trimestrais.
1. Reúna ideias
Eu não tiro minhas ideias de objetivos do nada. Eu faço um exercício de registro no diário para ter clareza sobre onde estou e quero ir. Eu também tenho um mapa mental das áreas da vida, então tenho uma visão geral do que precisa de atenção.
Outra abordagem é listar seus maiores pontos fracos atualmente. Você pode enfrentar uma grande bagunça desorganizada que o impede de se concentrar. Ou você pode melhorar sua dieta para ter mais energia.
Você pode ter cinco ou mais ideias neste momento. Mas tudo o que sabemos sobre novos objetivos e hábitos nos diz que devemos começar aos poucos.
2. Limite
Comece com um objetivo. As pessoas mais produtivas escolhem no máximo 3 coisas para trabalhar. Eles sabem que existe uma sobrecarga para a busca de objetivos e é difícil nos concentrarmos em mais de três coisas.
Você poderia escolher algo de uma área de sua vida a cada trimestre para criar equilíbrio (por exemplo, saúde, finanças, relacionamentos). Você também pode criá-los de acordo com suas diferentes funções (pai, chefe, desenvolvedor, artista).
A chave para restringir suas metas é entender o quanto você pode alcançar em um trimestre. Pense em quando você estará trabalhando para atingir a meta: em seu horário de trabalho, algumas horas por semana ou alguns minutos por dia.
Dependendo do tempo que você tem disponível, você pode: lançar um novo site, estabelecer um ritual de treino ou preparar almoços 80% do tempo.
Considere o que mais está acontecendo durante este trimestre. Você tem férias grandes ou está esperando um evento perturbador na vida? Reduza o número e o escopo das metas de acordo.
O ponto ideal para metas trimestrais é ambicioso o suficiente para que você comece agora , e claro o suficiente para que você saiba como agir.
3. Seja específico
Onde você deseja estar nessa meta em três meses? Escreva isso e inclua como você medirá o sucesso da meta.
Por exemplo, quero manter contato com meus 10 amigos e parentes favoritos. Até o final do trimestre, quero ter contatado cada pessoa pelo menos uma vez. Para quem mora perto, quero fazer um esforço para me encontrar pessoalmente. Posso medir isso anotando minhas 10 pessoas e marcando-as à medida que faço.
Agora, considere se a meta depende apenas de sua ação. O que significa que você pode alcançá-lo sem depender de outras pessoas ou circunstâncias.
Não posso controlar se alguém terá tempo para ficar comigo, mas posso controlar se estendo a mão e tento combinar um horário.
Você sabe que pode malhar três vezes por semana. Você não sabe ao certo quantos quilos pode perder ou ganhar.
Você sabe quantas ligações de vendas pode fazer. Você não sabe quantas pessoas dirão que sim.
4. Escreva seus objetivos
Pessoas que escrevem seus objetivos têm maior probabilidade de alcançá-los. Um bom lugar para escrever suas metas é um planejador de metas .
Além de estar dentro de um diário ou arquivo em seu computador, você também pode colocar seus objetivos em post-its onde os verá diariamente.
5. Revise suas metas diariamente
Observe suas metas todas as manhãs, se puder, ou pelo menos uma vez por semana. Coloque-o em sua agenda ou sistema de tarefas e torne-o um hábito. Certifique-se de priorizar dar um passo em direção a um de seus objetivos antes de fazer outro trabalho menos importante.
Você vai querer verificar periodicamente para ter certeza de que está no caminho certo. Lembre-se de que as metas trimestrais devem ser ambiciosas o suficiente para que você precise realizar algumas ações na primeira semana. O tempo de revisão semanal é uma boa oportunidade para ver como você se saiu na última semana e se você precisa ajustar o curso.
Comemore pequenas vitórias ao longo do caminho para se manter motivado. Em apenas 13 semanas, você fará mais progresso do que imaginou ser possível.
Trecho adaptado e traduzido do original em inglês no Blog LifeDev