Como construir um melhor brainstorming

Institucional - Nike

Brainstorming é o melhor! Exceto quando não é. Use o brainwriting para ajudar sua equipe a trazer suas melhores ideias para a mesa.

As sessões de brainstorming em grupo têm sido consideradas a melhor maneira de descobrir as maiores e mais brilhantes ideias da sua equipe.

Mas o processo? Oof, pode ser repleto de frustração.

Algumas pessoas se sentem pressionadas e em pânico enquanto tentam chegar a qualquer coisa para compartilhar. Outros inevitavelmente entram e dominam toda a conversa. Pode parecer que toda a reunião rapidamente se transforma em uma competição de quantidade sobre qualidade e, antes que você perceba, você tem dezenas de ideias incompletas e nenhum próximo passo claro.

Brainwriting é a melhor maneira. É uma técnica que ajudará sua equipe a gerar ideias de maneira intencional, organizada, colaborativa e, talvez o mais importante, não indutora de pânico.

O que é brainwriting?

Fundada no final da década de 1960 por Bernd Rohrbach, um profissional de marketing alemão, o brainwriting é um método de brainstorming que se baseia na escrita. Você aloca uma certa quantidade de tempo de silêncio, durante o qual os participantes trabalham de forma independente para escrever suas ideias antes de compartilhá-las com o grupo.

Há uma variedade de diferentes técnicas de brainwriting que você pode usar para limitar o tempo, escolher participantes e construir ideias em conjunto (e explicaremos algumas um pouco mais tarde). Mas todos eles se baseiam na premissa básica de anotar silenciosamente as ideias sozinhas, em vez de gritá-las no formato rápido pelo qual a maioria das sessões de brainstorming é conhecida.

Então, qual é a diferença entre brainstorming e brainwriting?

Aqui está a maneira mais simples de pensar sobre isso: Brainwriting é um tipo de brainstorming. Brainstorming é o processo de geração de novas ideias. O brainwriting é uma abordagem ou técnica específica que você usa para fazer isso acontecer.

Quais são os benefícios da escrita cerebral?

Embora a escrita cerebral possa parecer uma mudança dramática das sessões de brainstorming barulhentas, rápidas e cheias de café que você está acostumado, existem várias vantagens convincentes que a tornam uma técnica que vale a pena tentar.

1. Ideias melhores

Um pequeno estudo com 57 funcionários descobriu que o brainwriting ajudou as equipes a ter mais ideias. De fato, a taxa de geração de ideias foi 71% maior quando eles usaram o brainwriting em comparação com a geração de ideias juntos como um grupo.

Mas o verdadeiro kicker? Não apenas vieram com mais ideias – eles vieram com ideias melhores.

Então, por que esse tempo de silêncio para escrever permite sugestões mais atenciosas e úteis? Provavelmente se resume a duas coisas: independência e silêncio.

Uma pesquisa da Universidade de Stanford mostra que a maioria das pessoas é mais criativa quando é capaz de trabalhar por conta própria – mesmo que seja apenas por um pouco antes de se juntar a um grupo.

E o tempo de silêncio ininterrupto também não faz mal. Um estudo recente descobriu que as pessoas que trabalhavam em silêncio (em comparação com aquelas que trabalhavam com a fala ou outro ruído no fundo) eram mais capazes de se concentrar e também tinham níveis mais baixos de estresse ao fazê-lo.

2. Construa um ambiente psicologicamente seguro

Saltar para uma sessão de brainstorming animada pode ser estressante, especialmente se os participantes não se conhecem bem, ou estão preocupados com o julgamento imediato ou críticas das pessoas ao seu redor.

A escrita cerebral pode ajudar a eliminar algumas dessas preocupações. Embora as pessoas ainda compartilhem suas ideias com a equipe, passar notas adesivas silenciosamente ou deslizar cartões do Trello pode não parecer tão público e de alta pressão quanto expressar uma ideia.

O brainwriting ajuda você a promover um ambiente onde todos devem se sentir capazes e encorajados a contribuir – e apoiados quando o fazem. Em um estudo com médicos de saúde, os participantes que usaram brainwriting relataram que o método lhes deu um alto grau de satisfação não apenas de satisfação, mas também de segurança psicológica.

3. Construa mais diversidade de pensamento

Como o brainwriting abre portas para que todos em sua equipe compartilhem suas ideias – incluindo introvertidos que podem não falar de outra forma – faz sentido que você se beneficie de opiniões e sugestões mais diversas.

Mas o brainwriting faz mais do que apenas lançar uma rede mais ampla – ele combate vieses cognitivos, particularmente o pensamento de grupo, o termo para quando a tomada de decisão sofre porque os membros do grupo estão muito presos à conformidade.

O brainwriting dá aos participantes tempo focado e ininterrupto para gerar e trabalhar com ideias por conta própria. Quando eles não são imediatamente expostos à influência de outras pessoas, eles não são distraídos pelas pressões para concordar ou se encaixar.

Como usar o brainwriting 6-3-5 (dica: é fácil!)

Ter melhores ideias num ambiente mais inclusivo e de apoio? Soa como um acéfalo (não pudemos resistir a um pequeno trocadilho 😉 de brainstorming).

Felizmente, o brainwriting é fácil de implementar para a sua próxima sessão de brainstorming – e o brainwriting 6-3-5 é uma das técnicas mais populares a que as pessoas recorrem. Vamos detalhar como ele funciona usando (o que mais?) um quadro Trello.

1. Entenda o básico

Praticamente tudo o que você precisa saber sobre o brainwriting 6-3-5 está bem no nome:

Ele usa seis participantes que são encarregados de apresentar três ideias em cada rodada de cinco minutos. Você faz seis rodadas, o que leva a 30 minutos de geração estritamente de ideias.

No entanto, as pessoas não estão apenas chegando a uma série de ideias aleatórias. Você começará com uma pergunta clara ou uma declaração de problema para orientar seu brainstorming. Na primeira rodada, cada pessoa apresenta três ideias originais que abordam o prompt. Mas na próxima rodada, eles passam suas três ideias para a próxima pessoa. Essa pessoa tem que apresentar mais três ideias que se baseiam nas contribuições da pessoa à sua frente.

Portanto, há apenas uma rodada em que as pessoas “começam do zero”, por assim dizer, enquanto todas as rodadas subsequentes exigem que as pessoas peguem carona nas ideias que já estão lá.

2. Crie seu modelo

Existem modelos de papel existentes que você pode imprimir e usar se estiver fazendo uma sessão de brainwriting pessoalmente.

Mas, se você quiser colaborar em tempo real com pessoas em um ambiente remoto ou híbrido, a criação de um quadro do Trello ajuda você a capturar todas essas ideias e movê-las perfeitamente entre os participantes.

É simples: inicie um novo quadro do Trello para sua sessão de brainwriting e nomeie-o usando sua pergunta ou declaração de problema. Em seguida, configure uma coluna para cada participante e crie três cartões na coluna de cada participante, ou seja, um cartão para cada ideia. Você pode até adicionar o participante como um “membro” a cada um de seus cartões de ideias para acompanhar facilmente onde essas ideias começaram.

Captura de tela de um quadro do Trello mostrando o método de brainwriting 635

3. Explique as “regras”

Na primeira rodada, os participantes devem preencher seus cartões de ideias. Eles podem renomear o cartão para capturar sua ideia, adicionar notas ou detalhes à descrição do cartão e até mesmo anexar qualquer informação relevante.

Captura de tela de uma ideia de brainwriting em um cartão Trello

Quando esse primeiro turno termina? Os participantes devem deslizar cada um de seus cartões de ideia para a coluna do participante que está à direita de seu nome. A pessoa no final do quadro do Trello deve deslizar seus cartões para a coluna mais à esquerda.

Na próxima rodada de cinco minutos, as pessoas devem adicionar seus pensamentos (lembre-se, eles têm que expandir a ideia original) como um comentário de cartão. Eles farão isso para cada um dos três cartões de ideias que estão em sua coluna.

Quando chega a hora da próxima rodada, eles deslizam todas as cartas para a próxima pessoa novamente. Você repete isso até completar todas as seis rodadas e as cartas caem de volta na coluna onde começaram.

4. Discuta e colabore

Essa sessão curta e focada gerará muitas ideias – 108 e delas, se nossa matemática estiver certa. Agora é hora de reunir o grupo novamente para falar sobre tudo o que borbulhou à superfície:

  • Existem ideias comuns que devem ser agrupadas?
  • Quais ideias valem a pena perseguir imediatamente?
  • Quais ideias você deve mudar para um “estacionamento” para perseguir mais tarde?

O brainwriting ainda é colaborativo – mesmo que a geração real de ideias aconteça de forma independente. Portanto, certifique-se de reservar tempo suficiente (pelo menos 30 minutos) especificamente para que todos discutam e processem todas as ideias.

Claro, o brainwriting 6-3-5 não é a única técnica a ser usada e há muitas maneiras de adaptá-lo para sua equipe. Não tenha medo de experimentar e encontrar o que o ajuda a descobrir suas ideias mais ousadas e brilhantes.

Confira um modelo do Trello para mais ideias de brainstorming ou modifique-o para usá-lo como quiser.

Captura de tela do modelo do Trello para brainstorming

O segredo simples para um brainstorming melhor? Escrita

O brainstorming é um exercício criativo, o que significa que não há tecnicamente uma maneira certa ou errada de fazer isso.

Mas se suas sessões atuais de brainstorming levarem a nada mais do que frustração, ideias das mesmas poucas pessoas e um monte de post-its que você nunca vai realmente perseguir? Tente escrever o cérebro para dar à sua equipe um espaço seguro para macarrão enquanto ainda se beneficia do poder da colaboração.

Lembre-se sempre, as reuniões devem economizar tempo, não desperdiçá-lo.

Trello Blog