Ícone do site Fluxo de Estudo

Como começar a usar um gerenciador de senhas

Quer usar um gerenciador de senhas, mas não sabe por onde começar? Aqui está um guia de configuração completo sobre como usar um gerenciador de senhas.

Você provavelmente já ouviu falar que deveria começar a usar um gerenciador de senhas. Mas, embora esse seja um bom conselho, como exatamente você começa a usar um gerenciador de senhas para melhorar a segurança? Estamos aqui para orientá-lo. Vamos passar pelo processo de configuração de uma conta com um gerenciador de senhas, gerando senhas fortes e armazenando-as em seu cofre do gerenciador de senhas.

Primeiro: Escolha um gerenciador de senhas

Como primeira etapa, você precisará selecionar um gerenciador de senhas para usar. Existem muitos deles disponíveis e, embora todos eles ofereçam os principais recursos de geração e armazenamento de senhas seguras, cada gerenciador de senhas é um pouco diferente. Veja nossa lista dos melhores gerenciadores de senhas para um ponto de partida.

Para este guia, vamos percorrer o processo de configuração com o Bitwarden. É open source e, mais importante, totalmente gratuito para os recursos principais. Você pode fazer o upgrade para Premium por $ 10 / ano se quiser, mas não é necessário.

O LastPass foi a escolha certa para gerenciadores de senhas gratuitos por algum tempo, mas a partir de março de 2021, você não pode usá-lo em dispositivos móveis e desktop com o plano gratuito.

Inscreva-se com o seu gerenciador de senhas

Depois de escolher um gerenciador de senhas, primeiro você precisa se inscrever para ele. Para fazer isso com o Bitwarden, clique em Primeiros passos no canto superior direito da página inicial para abrir a página de criação de conta do Bitwarden .

Para criar uma conta, você precisará preencher os campos Endereço de  e- mail e Seu nome. A seguir vem a senha mestra , que é vital; é a senha que você usa para desbloquear seu gerenciador de senhas e, assim, obter acesso a todas as suas outras contas.

Portanto, sua senha mestra precisa ser forte e fácil de lembrar. Se alguém o hackeasse, obteria acesso a todas as suas senhas. E se você esquecer, sua conta será bloqueada porque não há como recuperá-la.

Siga nossas dicas para criar uma senha forte, mas fácil de lembrar, se precisar de ajuda. Até que você memorize a senha, não é uma má ideia armazenar uma cópia dela em um cofre trancado ou similar.

O Bitwarden permite que você defina uma Dica de Senha Mestra para refrescar sua memória caso você esqueça. Certifique-se de que isso não revele a senha.

Depois de preencher todos os campos, marque a caixa para concordar com os termos de serviço e clique em Enviar.

Instalando Apps do Gerenciador de Senhas

Depois de criar sua conta, clique no botão Log In na página inicial do Bitwarden para inserir suas novas credenciais e acessar seu cofre. Seu cofre é onde todas as suas senhas e outras informações seguras são armazenadas.

Para acessar todos os recursos, você precisa confirmar seu endereço de e-mail, o que deve ser feito imediatamente. Clique no botão Enviar e-mail na página inicial do seu vault e siga o link no e-mail resultante para verificar sua conta.

Depois de fazer isso, você deve instalar os aplicativos para o seu gerenciador de senhas em todos os dispositivos que usa regularmente. Para o seu computador, instalar a extensão do navegador é o mais conveniente, pois permite que você insira facilmente suas senhas em sites. Vá para a página de download do Bitwarden para pular para a extensão do navegador que você usa.

Clique no novo ícone de extensão do navegador e insira as credenciais que você acabou de criar. Usaremos isso para adicionar e salvar novas senhas em breve.

Em seguida, você deve instalar o aplicativo móvel do seu gerenciador de senhas. Procure-o na App Store ou Google Play, inicie-o e faça login como fez para a extensão do navegador. Como veremos em breve, as versões modernas do Android e iOS integram gerenciadores de senha facilmente, tornando mais fácil preencher suas credenciais em aplicativos e sites.

Por fim, a maioria dos gerenciadores de senha também oferece aplicativos de desktop para Windows, macOS e Linux. Eles geralmente são opcionais, mas ainda úteis para gerenciar seu cofre e preencher logins para aplicativos de desktop.

Como os outros aplicativos, siga o link para sua plataforma na página de download e faça login em sua conta.

Adicionando logins ao seu cofre

Agora é hora de realmente adicionar credenciais ao seu cofre do gerenciador de senhas. Essa é a parte mais tediosa, mas vale a pena aumentar sua segurança.

Provavelmente, você está usando senhas fracas para a maioria dos sites ou usando a mesma senha em todos os lugares. Nesse caso, não faz muito sentido armazenar senhas ruins em seu gerente. É melhor percorrer todas as suas contas e permitir que o gerenciador de senhas gere uma senha nova e segura.

Vamos dar um exemplo de atualização de sua senha na Wikipedia. Certifique-se de estar conectado à extensão do gerenciador de senha e navegue até a página de alteração de senha. Para a Wikipedia, você precisará clicar em Preferências no canto superior direito da tela e, em seguida, clicar no botão Alterar senha na seção Perfil de usuário.

Em vez de digitar sua própria senha, clique no ícone de extensão do navegador Bitwarden e abra a guia Gerador na parte inferior. Isso permite que você gere uma senha aleatória com parâmetros definidos por você.

Defina o Comprimento e marque as caixas para letras maiúsculas, letras minúsculas, números e símbolos. Você também pode escolher um número mínimo de dígitos e símbolos para reforçar a complexidade. Com a opção Evitar caracteres ambíguos marcada, sua senha não conterá caracteres semelhantes, como um “I” maiúsculo e um “l” minúsculo.

Para melhores resultados, sua senha deve ser uma mistura dos quatro tipos de caracteres e ser longa. Embora 20 caracteres seja um bom padrão, sinta-se à vontade para usar mais, se desejar. Lembre-se de que muitos sites têm um limite máximo de caracteres e podem aceitar apenas determinados símbolos.

Clique em Gerar senha novamente até que esteja satisfeito com isso e, em seguida, clique em Copiar senha . Cole-o nos campos Nova senha e Confirmar nova senha no site.

Quando o Bitwarden detectar que você salvou uma nova senha em um site, você verá a mensagem Deve o Bitwarden salvar esta senha para você? banner aparecem na parte superior do seu navegador. Clique em Sim, Salvar agora e o Bitwarden salvará o login em seu cofre.

Agora, você precisará repetir essas etapas para cada login de site que deseja salvar em seu gerenciador de senhas. Faça login, abra sua página de gerenciamento de conta, encontre a opção de alterar sua senha, cole uma senha gerada aleatoriamente de seu gerente e salve-a em seu cofre.

Seu gerenciador de senhas pode se oferecer para salvar sua senha atual quando você efetuar login. você pode adicionar seu login atual e atualizá-lo logo em seguida.

Preenchendo logins com seu gerenciador de senhas

Depois de preencher o cofre do gerenciador de senhas com todas as novas senhas, você pode começar a desfrutar da conveniência do preenchimento automático.

Quando você visita um site e deseja entrar, clique no ícone da extensão Bitwarden. A página da guia padrão mostrará logins que correspondem ao site em que você está. Clique no nome do site para preencher suas credenciais na página.

Se necessário, você pode clicar na silhueta da pessoa para copiar o nome de usuário ou na chave para copiar a senha e colá-los manualmente.

É realmente muito conveniente! Se precisar preencher uma senha em um aplicativo de desktop, como um cliente de jogo, você pode copiá-la da extensão do navegador ou do aplicativo de desktop, conforme mencionado anteriormente.

Use o gerenciador de senhas no celular

Focamos no uso de gerenciadores de senhas na área de trabalho, mas usá-los no Android e no iPhone também é simples. Recomendamos fazer toda a configuração inicial do vault em um computador, pois é muito mais fácil lá.

A maioria dos gerenciadores de senhas oferece uma interface semelhante para seus aplicativos móveis como no desktop. Você pode pesquisar seu cofre, copiar nomes de usuário e senhas, gerar novas senhas e alterar as configurações de segurança.

Depois de instalar seu aplicativo gerenciador de senhas, você precisará configurá-lo como o serviço de preenchimento automático em seu telefone para total conveniência.

Habilitando Seu Gerenciador de Senhas no iPhone

Para ativar o preenchimento automático de senha no iPhone, vá para Ajustes> Senhas> Senhas de preenchimento automático . Certifique-se de que o controle deslizante na parte superior esteja habilitado e escolha seu gerenciador de senhas na lista abaixo.

Agora, ao usar um site ou serviço que corresponda a um URL em seu cofre, você verá um prompt para preencher as credenciais na parte superior do teclado do iPhone. Basta tocar para preencher.

Habilitando seu gerenciador de senhas no Android

No Android, vá para Configurações> Sistema> Idiomas e entrada> Avançado> Serviço de preenchimento automático , selecione Serviço de preenchimento automático novamente e escolha seu gerenciador de senha na lista.

Depois de fazer isso, você verá um prompt para preencher automaticamente suas credenciais sempre que tocar em um campo de nome de usuário / senha em um aplicativo ou site. Toque no prompt que aparece para iniciar seu gerenciador de senhas e escolha o login correto na lista.

Como a maioria dos processos do Android, isso pode parecer um pouco diferente dependendo do seu telefone.

Próximas etapas do Password Manager

Passamos por todos os princípios básicos de que você precisa para começar a usar um gerenciador de senhas. A partir daqui, existem algumas outras dicas e considerações que você deve saber:

  • Leia nossa lista de recursos importantes do gerenciador de senhas para saber mais sobre o que mais eles podem fazer, incluindo armazenamento de notas seguras, execução de verificações de segurança e compartilhamento de senhas seguras.
  • Se alguma vez precisar acessar uma de suas senhas em um computador onde não está conectado ao gerenciador de senhas, você pode abrir o site, fazer login com sua senha mestra e, em seguida, copiar e colar a senha onde necessário. Certifique-se de sair do seu gerenciador de senhas quando terminar!
  • Você deve revisar as configurações de segurança do seu gerenciador de senhas no desktop e no celular. No telefone, você pode habilitar o PIN ou o desbloqueio biométrico para não ter que digitar sua senha mestra o tempo todo. E na área de trabalho, você deve se certificar de não permanecer conectado indefinidamente.
  • É uma boa ideia manter sua senha de e-mail memorizada, mesmo quando estiver usando um gerenciador de senhas. Como você pode redefinir senhas por meio de links de e-mail, manter o acesso ao seu e-mail é essencial, especialmente se você esquecer sua senha mestra.

Os gerenciadores de senha aumentam a sua segurança em grande momento

Parabéns: agora você está usando um gerenciador de senhas para manter suas contas online seguras! Com o tempo, usar um gerenciador de senhas se tornará uma segunda natureza. Não se preocupe se parecer um pouco desajeitado no início.

Ao aumentar sua segurança online, você também deve configurar a autenticação de dois fatores, se ainda não a usa. Isso, combinado com senhas exclusivas, tornará suas contas sólidas como uma rocha.

Trecho adaptado e traduzido do original em inglês do site MUO.com

Sair da versão mobile