Você pode usar a técnica Pomodoro para muito mais do que o básico. Aqui estão novas maneiras de usar Pomodoros em seu benefício.
1. Definição de metas
Você já terminou um dia e sentiu que não fez o suficiente? Às vezes você pode ter tido um dia produtivo, mas não tinha certeza quando acabou. Uma das primeiras, melhores e mais fáceis maneiras de tirar o máximo proveito de sua prática Pomodoro é definir micro-objetivos.
Se você decidir realizar 10 Pomodoros completos em um dia e concluí-los, pode ter certeza de que fez o seu melhor naquele dia. Mesmo que o dia não tenha sido o mais produtivo, você pode ficar tranquilo sabendo que atingiu sua meta de produtividade.
Se você fizer Pomodoros certo e contar apenas os que fez sem distração, fazer 10 por dia é bastante produtivo! Também é uma boa ideia definir limites. Por exemplo: se você terminar em 12, você é um herói; complete oito e você ainda se saiu muito bem.
2. Gerenciamento de tempo
Fazer Pomodoros é uma ótima maneira de se manter na linha por curtos períodos de tempo. Na mesma linha, planejar seus dias em torno de seus Pomodoros é uma excelente técnica de gerenciamento geral.
Se você descobrir que é sugado para uma tarefa, mas negligencia outras tarefas essenciais, planejar seus dias em termos de Pomodoros pode ajudar muito.
Por exemplo, você pode reservar um Pomodoro por dia para responder a e-mails. Ou se você precisa lidar com um pequeno projeto, pode designar três Pomodoros na terça-feira para derrubá-lo.
Se você mantém horários irregulares, usar Pomodoros para gerenciamento de tempo pode ajudá-lo a fazer o trabalho de que precisa sempre que possível.
3. Controle de tempo
Depois de passar algum tempo planejando suas semanas em torno de quantos Pomodoros você termina, você pode começar a rastreá-los em uma planilha. Existem duas maneiras de fazer isso.
Você pode planejar com antecedência usando a técnica de gerenciamento de tempo e listando todos os Pomodoros que gostaria de fazer naquela semana. Conforme você avança na semana, destaque os itens concluídos.
A segunda técnica é menos rígida: liste os projetos gerais que você deseja trabalhar naquela semana. Você pode definir metas para o número de poms que deseja terminar e adicioná-los ao total conforme você os completa.
4. Gerenciamento de Projetos
Se você gerencia projetos para uma pequena equipe de pessoas, pode usar Pomodoros para aumentar a produtividade e controlar melhor como todos gastam seu tempo. A parte complicada pode ser fazer com que todos a bordo usem a técnica Pomodoro. Mas, depois de fazer isso, fica muito mais fácil.
Se você fizer com que os funcionários usem as técnicas acima para controlar seu tempo, poderá descobrir exatamente quanto tempo uma tarefa ou projeto demorou para meia hora. Melhor ainda, você saberá que o tempo gasto nesse projeto foi otimizado usando Pomodoros.
Você também pode designar pessoas para projetos de pesquisa e garantir que elas não caiam em nenhuma toca de coelho, limitando a quantidade de Pomodoros que podem gastar naquele projeto.
5. Melhorar as estimativas
Esta é uma técnica mais avançada que se torna mais fácil depois que você tem uma boa quantidade de experiência no uso de Pomodoros para gerenciar o tempo. Depois de ficar confiante em rastrear seus Pomodoros, você começará a ter uma ideia de quantos ciclos certas tarefas levam. Depois de se acostumar com isso, você pode dar aos clientes estimativas muito mais precisas.
Por exemplo, um designer gráfico pode precisar dar a um cliente uma estimativa de quanto tempo levará para entregar o design de uma página de destino. Se o designer tiver feito o suficiente desse tipo de trabalho, ele pode fornecer aos clientes estimativas altamente precisas dentro de uma faixa estreita.
6. Clientes de cobrança
Depois de se acostumar a rastrear tudo o que você faz com Pomodoros, torna-se muito fácil ver exatamente quanto tempo você gastou em cada aspecto de cada projeto. Tudo o que você precisa fazer é olhar para a sua semana à medida que a monitorou e encontrar o trabalho que você fez para o seu cliente.
Existem pelo menos dois benefícios de usar Pomodoros para faturamento. Uma é que suas cobranças corresponderão mais de perto às estimativas. Outra é que você pode cobrar até meia hora de seus clientes, mostrando que respeita seu tempo e dinheiro.
Bônus: 10 atividades de intervalo de cinco minutos
Fazer algo produtivo durante as férias é uma ótima maneira de maximizar o seu dia. Enquanto isso, fazer algo relaxante é uma ótima maneira de controlar o estresse. Aqui estão algumas idéias para colocar em prática.
1. Dê uma volta no quarteirão
O exercício é uma forma comprovada de reduzir o estresse e melhorar a saúde geral e o bem-estar. Usá-lo como uma atividade de intervalo pode ajudar a garantir que você esteja fazendo algo físico ao longo do dia.
2. Limite o uso da mídia social para o intervalo
Um dos benefícios de fazer Pomodoros é que você pode ficar longe das redes sociais. Mas você também pode usá-lo para limitar o tempo gasto nas redes sociais, se tiver problemas em usá-lo demais.
3. Verifique o e-mail durante as pausas ou durante uma sessão dedicada
E-mail pode ser uma grande perda de tempo. Uma pausa de cinco minutos é o momento perfeito para trabalhar para zerar sua caixa de entrada. E se você precisar enviar respostas, agende um Pomodoro para passar por elas.
4. Compre livros de produtividade
Muitas pessoas de grande sucesso, como Tim Ferriss, leem pelo menos um livro por semana. Cinco minutos é o suficiente para pegar um ótimo; As Ferramentas dos Titãs de Ferriss estão repletas de bons conselhos.
5. Assistir a apenas um vídeo do YouTube
O YouTube pode ser uma tremenda perda de tempo se você entrar na toca do coelho dos vídeos. Mas, se usado com responsabilidade, também pode tirar sua mente do trabalho por alguns minutos.
6. Limpe a casa ou arrume sua mesa
Você pode se surpreender com a quantidade de limpeza que pode ser feita em apenas cinco minutos. E se você fizer cinco minutos de limpeza várias vezes ao dia, poderá manter seu local impecável.
7. Pegue um pouco de água ou café
É uma boa ideia esticar as pernas e hidratar, então vá até o bebedouro ou geladeira. Ou, se ainda estiver crescendo, pode tomar uma xícara de café.
8. Desenhe ou rabisque para facilitar seu cérebro
Você pode manter um bloco de papel e um lápis na gaveta da mesa e puxá-los para dar ao seu cérebro analítico uma pausa tão necessária. Se você quer levar a sério, pode usar o YouTube para aprender a desenhar .
9. Brinque com seus filhos ou animais de estimação
Se você trabalha em casa, esta é uma ótima maneira de aproveitar as suas férias. Não há melhor maneira de interromper seu trabalho do que dar um grande abraço em alguém ou algo.
10. Leia um artigo sobre MakeUseOf
Ler isso foi uma ótima maneira de você passar cinco minutos, e há muitos mais artigos como este no site.
Pense fora da caixa com Pomodoro
Esperançosamente, você agora tem uma ideia melhor sobre como aplicar a Técnica Pomodoro a outros aspectos de sua vida. Com algum tempo investido, você pode realmente sobrecarregar seu tempo de trabalho e relaxamento.
Trecho adaptado e traduzido do original em inglês do site MUO.com