Aprenda a estudar usando… Intercalação
Este é o quarto de uma série de seis posts projetados para ajudar os alunos a aprender a estudar efetivamente. O objetivo é fornecer aos alunos um recurso que possa ajudá-los a assumir o controle de sua própria aprendizagem. Até agora, foram traduzidos os seguintes posts em português, aqui, aqui e aqui, ou no original em inglês:
O post de hoje é sobre intercalar – ou seja, alternar entre ideias enquanto você estuda.
O que está entrelaçando?
Imagine que você está sentado para uma sessão de estudo. Você tem um exame chegando, e todos os tipos de tópicos diferentes para estudar para ele. Como você deve estudá-los – um de cada vez, ou alternar entre eles?
Eis o que a pesquisa sugere: você não deve estudar uma ideia, tópico ou tipo de problema por muito tempo. Em vez disso, você deve mudá-lo com frequência. Intercalar assim pode parecer mais difícil do que estudar um tipo de material por muito tempo, mas isso é realmente mais útil a longo prazo. Essa estratégia é particularmente útil se você estiver estudando algo que envolva a resolução de problemas – como matemática ou física – intercalar pode ajudá-lo a escolher a estratégia correta para resolver um problema (1). A intercalação também pode ajudá-lo a ver os links, semelhanças e diferenças entre ideias (2).
Com que frequência você deve mudar de tópicos?
Isso é uma coisa muito importante a se considerar. Embora seja bom alternar entre ideias, não troque com muita frequência, ou gaste muito pouco tempo em qualquer ideia; você precisa ter certeza de que você cobriu algum terreno antes de lidar com uma nova ideia. Mudar muitas vezes pode começar a parecer mais com “multitarefa”, e você definitivamente não quer fazer isso.
O que você deve fazer enquanto intercala?
Não apenas troque e esqueça cada ideia depois de trocar. Em vez disso, tente fazer links entre diferentes ideias à medida que você alterna entre elas. Então, volte atrás nas ideias novamente em uma ordem diferente para fortalecer sua compreensão.
E, finalmente: intercalar por si só não é suficiente – você precisa usar estratégias eficazes de aprendizagem, como prática de recuperação ou elaboração, à medida que se concentra em cada conceito. Não apenas releia (ou reescreva) suas notas!
Referências:
(1) Rohrer, D., & Taylor, K. (2007). O embaralhar dos problemas matemáticos melhora o aprendizado. Ciências Instrucionais, 35, 481-498.
(2) Rohrer, D. (2012). A intercalação ajuda os alunos a distinguir entre conceitos semelhantes. Revisão de Psicologia Educacional, 24, 355-367.
Trecho adaptado e traduzido do original em inglês no site Learning Scientists
Seja o primeiro a comentar!