Ícone do site Fluxo de Estudo

Aprenda a estudar usando… Exemplos concretos

Este é o quinto de uma série de seis posts projetados para ajudar os alunos a aprender a estudar efetivamente. O objetivo é fornecer aos alunos um recurso que possa ajudá-los a assumir o controle de sua própria aprendizagem. Até agora, os artigos em Português podem ser lidos respectivamente aqui, aqui, aqui e aqui.

Em Inglês:

O post de hoje é sobre exemplos concretos – ou seja, usando exemplos específicos para entender ideias abstratas.

Por que você precisa de exemplos concretos?

Ideias abstratas podem ser vagas e difíceis de entender. Além disso, a memória humana é projetada para lembrar melhor as informações concretas do que a informação abstrata (1). Para realmente pregar uma ideia abstrata, você precisa solidificá-la em sua mente. Você pode fazer isso sendo específico e concreto.

Tome a “escassez” como exemplo de uma ideia abstrata. A escassez pode ser explicada da seguinte forma: quanto mais raro for algo, maior será o seu valor. Mas esta descrição contém um monte de termos vagos, como “mais raro” e “valor”. Como podemos tornar essa ideia mais concreta? Poderíamos usar um exemplo específico para ilustrar a ideia.

Pense em uma companhia aérea. Se você tentasse reservar um voo com quatro meses de antecedência, os preços das passagens provavelmente seriam razoáveis. Mas à medida que se aproxima da data da viagem, haverá menos assentos no avião (os assentos são mais raros). Essa escassez aumenta o custo (valor) dos ingressos. Este é um exemplo concreto de escassez, que é uma ideia abstrata.

Então, quando estiver estudando, tente pensar em como você pode transformar ideias que você está aprendendo em exemplos concretos. Fazer uma ligação entre a ideia que você está estudando e um exemplo vívido e concreto pode ajudar a lição a ficar melhor.

Onde você pode encontrar exemplos concretos?

  • Colete exemplos que seu professor menciona em sala de aula
  • Pesquise seus livros, notas e outros materiais de sala de aula para obter exemplos adicionais
  • Cuidado com exemplos ao seu redor enquanto você vai sobre o seu dia
  • Compartilhe exemplos com amigos

Mas tenha cuidado – nem todos os exemplos que você vem com serão igualmente precisos e relevantes para a ideia que você está tentando estudar. Às vezes, pode ser difícil dizer um bom exemplo de um mau – especialmente se você é bastante novo em um tópico. É importante ter certeza de que seus exemplos estão corretos. Em última análise, criar seus próprios exemplos relevantes será o mais útil para o aprendizado; mas antes de chegar a esse estágio, se possível, sempre verifique seus exemplos com um especialista.


Referências:

(1) Paivio, A., Walsh, M., & Bons, T. (1994). Efeitos de concretude na memória: Quando e por quê? Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, 20, 1196-1204.

Trecho adaptado e traduzido do original em inglês no site Learning Scientists

Sair da versão mobile