Ícone do site Fluxo de Estudo

Aprenda a estudar usando… Codificação Dupla

Este é o post final de uma série de seis posts projetados para ajudar os alunos a aprender a estudar efetivamente. Até agora, os artigos em Português podem ser lidos respectivamente aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Em Inglês:

O post de hoje é sobre codificação dupla – um método de estudo onde os alunos combinam visuais e palavras.

O que é codificação dupla?

A codificação dupla é o processo de combinação de materiais verbais com materiais visuais. Existem muitas maneiras de representar visualmente o material, como com infográficos, cronogramas, tiras de desenho animado, diagramas e organizadores gráficos.

Quando você tem a mesma informação em dois formatos – palavras e visuais – ele lhe dá duas maneiras de lembrar as informações mais tarde. Combinar esses visuais com palavras é uma maneira eficaz de estudar (1).

Como você deve praticar codificação dupla?

Quando estiver olhando os materiais da sua classe, encontre visuais que acompanham as informações e compare o visual diretamente com as palavras. Pergunte a si mesmo, como estão as palavras descrevendo o que está no visual? Como o visual representa o que está descrito no texto?

Agora, olhe apenas para os visuais e explique o que eles significam em suas próprias palavras. Então, pegue as palavras dos materiais da sua classe e desenhe seus próprios visuais para ir junto com eles!

Certos tipos de visuais funcionam muito bem com certos tipos de materiais. Por exemplo, uma linha do tempo pode funcionar bem para lembrar a história, e um diagrama pode funcionar muito bem com a biologia. Mas, seja criativo enquanto desenha o visual.

Você não precisa reproduzir o visual exato que você vê em seus materiais de classe. Apenas certifique-se de que o visual retrata o que você está vendo em palavras de seus materiais de classe.

O que você deve fazer depois de usar codificação dupla?

Depois de comparar visuais e palavras descrevendo a ideia que está tentando aprender, é hora de começar a recuperar as informações por conta própria. Trabalhe até o ponto em que você pode guardar seus materiais de classe e ambos escrever as ideias em palavras e desenhar imagens, diagramas ou outros gráficos para acompanhar eles. Confira este post (em inglês) para mais sobre a prática de recuperação.

Ei espere… isso soa como estilos de aprendizagem!

Quando discutimos materiais verbais e visuais, parece que podemos estar nos referindo a estilos de aprendizagem. No entanto, é importante lembrar que uma grande quantidade de pesquisas mostrou que avaliar seu estilo de aprendizagem e, em seguida, combinar seu estudo com esse “estilo” não é útil, e não melhora o aprendizado (2). (Para mais, leia este artigo – em inglês).

Então, lembre-se, independentemente de qualquer “estilo de aprendizagem” que você possa ou não possuir, ou pense que possui, combinar a maneira específica que você está estudando com esse estilo não vai melhorar o aprendizado! Você pode ter uma preferência por materiais verbais ou materiais visuais, mas isso não significa que você aprenda melhor com esses tipos de materiais. Em vez disso, os alunos aprendem melhor quando combinam materiais visuais (como imagens ou diagramas) com materiais verbais (como palavras de um livro).

Então, mesmo que você tenha preferência por um tipo de material ou outro, é importante fazer o código duplo e usar ambos!


Referências

(1) Meyer, R. E., & Anderson, R.B. (1992). A animação instrutiva: Ajudar os alunos a construir conexões entre palavras e imagens no aprendizado multimídia. Revista de Psicologia Educacional, 4, 444-452.

(2) Pashler, H., McDaniel, M., Rohrer, D., & Bjork, R. (2008). Aprendendo conceitos e evidências de estilos. Ciência Psicológica de Interesse Público, 9, 105-119.

Trecho adaptado e traduzido do original em inglês no site Learning Scientists

Sair da versão mobile