Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira, 31 de agosto de 2021, a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) foi autorizada pelo Ministério da Economia a nomear 75 candidatos aprovados no último concurso.
De acordo com o Art. 2º do documento publicado, o provimento dos cargos deverá ocorrer a partir da publicação da portaria, não podendo ocorrer após o prazo de validade do concurso, e está condicionado à existência de vagas na data da nomeação dos candidatos e declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
A validade do último edital, publicado no ano de 2017, seguiu vigente até 24 de agosto de 2021. A medida foi adotada por conta do aumento de casos da pandemia da Covid-19.
Agora, após as novas convocações, aguarda-se um novo concurso em breve, uma vez que o déficit de servidores ativos é de aproximadamente 2 mil. Em 2020, por exemplo, 526 candidatos aguardavam a realização do Curso de Formação em Inteligência (CFI), última etapa antes da posse.