A técnica do Palácio da Memória (método de Loci) nos estudos
O palácio da memória, método de Loci, das viagens ou das jornadas, é uma técnica que se baseia na memória espacial para organizar pedaços de informação.
O método foi originalmente descrito pelo orador e político romano Cícero, que o usou para lembrar a ordem dos discursos que ele daria sobre tópicos específicos.
Esse método foi baseado na ideia de que as pessoas se lembram melhor dos lugares do que das coisas.
Envolvia caminhar mentalmente por um local familiar e colocar objetos em locais específicos, conforme necessário para lembrar.
A técnica das viagens começa com uma viagem imaginária a um lugar familiar, como sua casa ou local de trabalho.
Você então imagina entrar e procurar algo específico, como suas chaves ou carregador de laptop. Você então volta para fora, fecha a porta atrás de você e se afasta daquele lugar para se lembrar dele no futuro.
O primeiro passo para a criação deste palácio da memória é decidir o layout do edifício e as salas que ele conterá.
Este processo pode ser bastante difícil e levar algum tempo, mas vale a pena porque, uma vez feito, você pode usar seu palácio de memória quantas vezes quiser sem precisar fazer mais alterações ou acréscimos.
Para encontrar o layout do seu palácio da memória, imagine que você está andando pelo prédio. Você vê portas à esquerda e à direita, escadas na frente e atrás, janelas ao norte e ao sul.
Agora desenhe um diagrama aproximado de como esses espaços serão organizados. Se você está tendo dificuldades com a forma como esse processo funciona, tente pensar sobre isso em termos de mobiliário.
Construindo o seu palácio da memória
Como você imagina que seria uma sala de estar neste palácio da memória?
Quais móveis estarão dentro dela? Como as janelas estão dispostas em cada lado da sala e o que há em cada lado delas?
Agora que temos nosso layout rascunho esboçado, o próximo passo é pensar sobre quais eventos acontecem dentro de cada sala.
Por exemplo, o que pode acontecer na sala de estar? Imagino um sofá e duas cadeiras lá dentro. De um lado da janela há uma TV e do outro uma foto de família.
Eu também vou colocar uma foto da minha mesa na frente dela. A cozinha estará cheia de eletrodomésticos, com algumas panelas penduradas em ganchos acima do fogão.
Haverá uma saída à esquerda e mais adiante, um pequeno jardim cercado.
Mobiliário
O próximo passo é decidir quais imagens ou objetos estão em cada cômodo do seu edifício imaginário e como eles estão organizados dentro de cada cômodo.
Este é apenas um começo e você pode adicionar quantas salas e objetos quiser. Aqui estão algumas ideias:
Cada quarto tem um objeto específico (por exemplo, um relógio de pêndulo, o sistema solar, todos os móveis do seu quarto) que compartilha um tema comum (por exemplo, o tempo).
Em cada quarto, um objeto específico que tenha um significado particular para você (por exemplo, sua foto favorita ou o colar de alguém especial).
A sala tem um ou mais objetos que têm uma história importante por trás deles. O próximo passo é decidir quais imagens ou objetos estão em cada cômodo do seu edifício imaginário e como eles estão dispostos dentro de cada cômodo. Este é apenas um começo e você pode adicionar ainda mais quartos e objetos como você gosta.
A pessoa então usa imagens e memórias espaciais para criar um mapa mental da sala ou edifício em que está, o que a ajuda a lembrar o item que escolheu. Eles então usam essas memórias para lembrar outros itens da lista.
Como fazer na prática
As etapas a seguir criam um palácio da memória:
1. Escolha um item para memorizar.
a) Escolha um cômodo da sua casa ou escritório, ou escolha qualquer prédio que você conheça bem, como aquele onde você mora, trabalha ou estudou;
b) Escolha um destino no prédio, como um elevador no segundo andar ou um quarto dentro desse destino;
c) Acrescente a essa sala quaisquer outros detalhes que você deseja lembrar: mesas no escritório, janelas em seu escritório, o que está em sua mesa;
d) Lembrando este local: você tem café esperando por você no trabalho;
2. Escolha uma lista de itens para memorizar.
e) Crie uma lista de itens que deseja memorizar. Uma lista típica pode ser as palavras “bobo”, “amor” e “criança”;
f) Escolha um item da lista que esteja associado a cada cômodo do seu palácio da memória: bobo – elevador, amor – escritório do segundo andar, criança – terceiro escritório de andar;
3. Lembre-se da localização em seu palácio da memória.
g) Imagine que você está no destino determinado do edifício escolhido e pense em todos os itens associados a esse destino. Para “amor” escolha um item de memória relacionado ao amor: para “bobo” imagine um item relacionado à tolice;
4. Repita as etapas 1-3 até que todos os itens da lista sejam memorizados.
A técnica do palácio da memória também pode ser usada para criar uma imagem mental e narrativa, em vez de um mapa visual. Ela também é útil porque combina relações espaciais enquanto permite a visualização criativa.
Portanto, permite que a pessoa possa associar um local a um item de interesse e é útil para lembrar listas de itens, o que pode aplicado no dia a dia e nos estudos.