Eu sou um grande fã da técnica Pomodoro e recomendo experimentá-la. Já descobrimos como funciona e por que é tão eficaz . Mas mesmo que funcione para muitas pessoas, não funciona para todos.
Se você foi tocado pela técnica Pomodoro, então a técnica Flowtime pode ser o que você precisa.
O que há de errado com Pomodoro? Para alguns, a ameaça constante de um cronômetro pode ser uma distração e as interrupções perpétuas podem ser perturbadoras, especialmente quando você está “na zona”.
O Processo de Fluxo
O Flowtime tenta fornecer os mesmos benefícios que o Pomodoro (ou seja, controle de tempo, unitarefa e intervalos regulares) sem o estresse ou interrupção que o acompanha. É assim que se faz:
- Escolha uma tarefa.
- Comece a trabalhar, mas primeiro registre sua hora de início .
- Pare quando precisar de uma pausa e registre seu tempo de parada . Se quiser, você pode observar se foi interrompido ou não.
- Defina um cronômetro e faça uma pausa .
- Repita.
Em vez de alternar estritamente entre, digamos, 20 minutos de trabalho e 10 minutos de descanso, a técnica Flowtime permite que você trabalhe pelo tempo que seu cérebro quiser. De manhã, você pode trabalhar 90 minutos antes de seu primeiro descanso, enquanto à tarde você pode precisar alternar entre 10 minutos de trabalho e 10 minutos de descanso.
Essa também é uma ótima maneira de descobrir em que hora do dia você está mais produtivo , o que é bom saber para que você possa programar seus dias de forma a maximizar sua eficiência.
Trecho adaptado e traduzido do original em inglês do site MUO.com